sexta-feira, maio 10, 2013

Novo Götze. Só que não

Falou-se no início em € 20 milhões. Agora no Bild cogita-se € 12 milhões. É muita diferença, convenhamos. O que mais me chama a atenção em relação a essa possível transação, porém, pensando com a cabeça do clube alemão, não é o valor em si, mas sim esse papo de "novo Götze" (se é que esse papo passa pela cabeça do clube alemão, ou se é coisa somente do Bild).



Questões técnicas à parte, Mario Götze é bastante polivalente. Joga em qualquer posição da linha de três, à direita, por dentro... Só não joga à esquerda porque Reus é o dono da posição. Noves fora que faz o falso nove de vez em quando. Registrada essa versatilidade, quase sempre em 2012/13 ele tem atuado por dentro. Buscando o jogo pelos flancos durante boa parte da partida, é verdade, até para fugir da marcação dos volantes adversários, mas ocupando a faixa central, entre os pontas Kuba e Reus, atrás de Lewandowski.

Tecnicamente Bernard está à altura de Götze? Talvez não. Ainda não foi tão testado quanto o camisa 10 do Borussia Dortmund. Contudo seu potencial é notório. Tem bola para figurar na elite do futebol europeu. A comparação com o futuro jogador do Bayern, no entanto, deve ser feita - se é que deve ser feita - com parcimônia e relatividade. Apesar da "bagunça organizada" do time de Cuca na fase ofensiva, Bernard hoje é "apenas" um ponta-esquerda. Hoje, por exemplo, não consigo visualizá-lo rendendo o que dele se espera entre Kuba e Reus, atrás de Lewandowski. De bate-pronto, imagino que a solução seria uma linha de três com Kuba à direita, Bernard à esquerda e Reus por dentro, por onde já jogou nessa temporada (veja aqui).

No Twitter. No Facebook.

Um comentário:

Rodrigo o m1to disse...

Pensando no futuro, e olhando o mercado o Bernard poderia sim substituir o alemão.