quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Chocolate merengue na Alemanha

Pirlo na Juventus, Gerrard no Liverpool e Alonso no Real Madrid. O que eles têm em comum? Além da rodagem, das carreiras bem sucedidas e da relativa falta de mobilidade, tratam-se dos principais exemplos de volantes bons de passe que jogam à frente da zaga. Talvez a comparação mais pertinente, na verdade, seja somente entre Alonso e Gerrard, já que a Vecchia Signora de Conte atua com três zagueiros (o que não invalida a ideia do cabeça de área técnico, claro; Pirlo é o exemplo maior disso). Nos esquemas de Rodgers e Ancelotti, com linha de quatro na defesa, quando se tem a posse da bola, Gerrard e Alonso costumam se posicionar entre os zagueiros, que por suas vezes abrem e liberam os laterais simultaneamente.



Na goleada por 6 a 1 sobre o Schalke 04, nesta quarta-feira, na Alemanha, pela ida das oitavas de final da Champions League (prancheta acima), a função executada por Xabi ficou evidente em sua movimentação e em seus passes, como de praxe. É do pé dele que saem as jogadas, por isso suas tomadas de decisão são importantes. Além de Alonso, Di María e os laterais Carvajal e Marcelo também foram bem. O destaque da partida, contudo, ficou por conta do trio de frente, com dois gols para cada. Se Benzema não chega a ser o melhor centroavante do planeta, pelo menos nas beiradas o Real Madrid conta com os melhores e mais contundentes pontas da atualidade. Embora esteja correspondendo como nunca, naturalmente o francês é o patinho feio dos três.

Apesar do destaque do trio de frente, vale ressaltar o equilíbrio. Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo não estão levando o time nas costas, longe disso. A meia cancha não fica atrás, com Modric e Di María lado a lado (além de Alonso), assim como Pepe e Ramos no miolo da zaga (além dos laterais, em especial o esquerdo). Apesar de Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo se destacarem, é notório o balanceamento entre os setores de defesa, meio campo e ataque do Madrid, e o entrosamento que a equipe treinada por Ancelotti vem atingindo a cada rodada. É um dos candidatos ao título? Fato. Sem dúvida. Mas se há um favorito, o favorito, esse cara segue sendo o Bayern.

Um comentário:

SennaGOAT disse...

Queria saber pq o favorito é o Bayer, só pq tem Pep Guardiola? Ou pq tem os dirigentes mais aliciadores que o do São Paulo, em termos de tirar as estrelas dos times alemaes rivais!
O Real Madrid tem o melhor ataque com 26 gols, tem o recordista goleador da 1ª fase CR7 com 9 gols, + 2 de hoje! O Real ainda não perdeu na competição, esta invicto! Já o seu Bayer de Munique favorito perdeu em casa para o Manchester City, e sofreu pra ganhar fora de casa de um a zero do Pizen. Lógicamente quem vem sendo o melhor da competição é o Real Madrid, e se formos ter um duelo Bayer vs Real, quais atacantes tem feito mais gols? O BBC70 contra nenhum artilheiro do Bayer que figura entre os 7 primeiros!!!