quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Terceiro uniforme por quê?

A necessidade é a mãe da invenção, e com o terceiro uniforme não foi diferente. Seu nascimento não foi à toa. Ao contrário do que podem pensar e dizer alguns, o terceiro uniforme não existe somente "para vender". O terceiro uniforme, acima de tudo, tem utilidade (parece óbvio, eu sei, mas às vezes o óbvio precisa ser dito com todas as letras, quando não desenhado).



Por que o Real Madrid jogou de laranja nesta quarta-feira? (Confira aqui a análise.) Porque as cores do mandante do jogo, o Schalke 04, são o azul e o branco (na foto acima, à direita, o adversário é o Espanyol). Por isso, para que a combinação não seja quebrada, usa-se o terceiro uniforme. Se o Real Madrid não tivesse o uniforme laranja, por exemplo, teria de ter jogado contra o time alemão com a camisa branca, o meião branco e o calção azul (tipo, sei lá, o Santo André). E além disso a vida dos bandeirinhas e dos espectadores ficaria complicada.

Outra questão é: quando usar o terceiro uniforme? Simples. Apenas nas partidas como visitante, quando necessário. Se o Real Madrid visita uma equipe que joga toda de verde, por exemplo, não precisa adotar o azul ou o laranja: joga de branco, evidentemente. Enfim, não quero me tornar repetitivo. Vira e mexe tuíto sobre o assunto e já escrevi um post a respeito (leia aqui). Só espero que os clubes brasileiros aprendam o quanto antes a importância do terceiro uniforme e, principalmente, aprendam a utilizá-lo.

Nenhum comentário: