sexta-feira, fevereiro 21, 2014

É hora de repensar Ganso

"Camisa 10 tem que entrar na área!"

Quantas vezes você ouviu Muricy Ramalho bater nessa tecla? Pois é. Sempre que o assunto é Paulo Henrique Ganso, o treinador do São Paulo - desde os tempos de Santos, diga-se - solta a frase feita: "Camisa 10 tem que entrar na área!"

Concordo com Muricy. O chamado camisa 10 tem de entrar na área. Se você joga com dois pontas, o cara mais próximo do centroavante pela faixa central é o chamado camisa 10. Por essas e outras ele precisa entrar na área, precisa finalizar, precisa fazer gol.

Ganso, porém, não é esse camisa 10. Está mais para, como dizem na Itália, regista do que para trequartista. Pode soar estranho, mas num 4-4-2 em losango, por exemplo, talvez a posição mais indicada para Ganso fosse à frente da zaga, e não atrás dos atacantes. Para a função que executa com maestria (a armação), Ganso precisa de gente se movimentando na frente dele, de companheiros dando opção para seus preciosos passes - os esperados e inesperados.



Às vezes penso, e chego a ter a pretensão de ter certeza de que, se jogasse na Europa, Ganso seria escalado mais atrás. Como tuitou Rogerio Jovaneli, Seedorf deu a dica naquele Bem, Amigos! clássico (relembre aqui). Quando Pirlo foi citado por Galvão Bueno, o holandês disse, se referindo ao jogador do São Paulo: "Se ele vai jogar como armador, na frente da defesa, aí tudo legal." Quem sou eu para discordar del Professore, né?

No caso de Ganso, “camisa 10 tem que entrar na área!” talvez é murro em ponta de faca (e sei que isso é difícil de entrar na nossa cabeça). É verdade que em 2010 ele jogava por dentro da linha de três, à frente de Arouca e Wesley, entre Robinho e Neymar, atrás de André. Mas aquele time tinha Neymar, não pode ser parâmetro. Com Neymar no time até Zé Love virou craque (juro, ouvi comentarista usar esse termo na época). E outra: aquela fase esplendorosa foi antes do rompimento do ligamento cruzado anterior. Ponderação feita, o fato é que, na sua função, na armação das jogadas, Ganso, esse sim, é craque. No entanto seu posicionamento em campo, avançado, pode estar cortando suas asinhas.

PS: Em 80 partidas pelo Tricolor, Ganso marcou 5 gols.

2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe , mas não há nada a fazer ....
Jogador fraco ....
Sem vontade ... lento ... desinteressado ...
Ela não é feita para o alto nível
Os anos passam ( já tem 24 anos) e não vemos nada ...
Todos os diferentes treinadores finalmente abandoná-lo ... Menezes,
Ney Franco, Autuori ...hoje
Ramalho .... Coincidência? Não!
Jogador sobrevalorizado !

Anônimo disse...

Esperam mais dele do que ele pode aparentemente render, mas que o menino sabe jogar bola sabe. Dizer que o jogador é lento, fraco e sem vontade não diz nada, falavam o mesmo do Alex que até hoje é rei na Turquia. E com esses professores pardais que reinam no Brasil não da pra esperar nada de nada. Espero que ele vá pra europa e consiga destaque porque no Brasil ninguém vai ajudar ele.