Vejamos algumas possibilidades.
Muita posse de bola é uma das características deste Barcelona, a média é de quase 70%. Por isso, entre as três formações usuais (4-1-4-1, 4-4-2 e 4-2-3-1), acredito que o Manchester iniciará na mais segura. Em tese.
Se isso acontecer, a partida ficará espelhada taticamente: os pontas baterão com os laterais adversários, os meias baterão com os meias, e os volantes (Carrick e Busquets) atuarão na cobertura. A diferença é que Rooney e Park são mais efetivos na marcação que Henry e Messi.

Outra alternativa para os Diabos Vermelhos neutralizarem a arisca troca de passes azul-grená seria a inversão da meia-cancha: dois na contenção (Anderson e Carrick) e um na articulação. Neste 4-2-3-1 Giggs sofreria o combate de Busquets, e seria o grande responsável em abastecer o trio de ataque.
Creio eu que neste esquema (abaixo) o Manchester teria mais a bola no pé e não ficaria tão refém do contra-ataque.

A terceira opção seria Tevez (ou Berbatov) na frente, ao lado de Cristiano Ronaldo. Desta forma o Barça levaria vantagem no miolo do meio-de-campo. Apesar de que o 28 catalão teria muito trabalho e poucas oportunidades para subir.
Penso eu que este 4-4-2 seria adotado somente em caso de urgência.

Entre as três planificações táticas, acredito que o atual campeão da Liga dos Campeões escolherá a primeira. Porque teoricamente é a mais consistente para frear Messi, Henry e Eto'o, sem abidcar de agredir, pois Rooney e Park são velozes e furiosos na retomada.
O Barça, por sua vez, imagino eu, não irá mexer em sua consagrada estrutura (embora há quem aposte que Guardiola possa escalar três zagueiros).
Nós, brasileiros, pelo estilo ofensivo de jogo e pelo histórico recente de compatriotas que por lá passaram, palpitamos com o coração quando falamos do Barcelona. Porém quando pensamos com a razão, fica difícil não apontar o Manchester United como maior candidato ao título. (Vale lembrar que na semi contra o Chelsea, equipe semelhante física, tática e estrategicamente ao Manchester, o Barcelona foi pior. Só conseguiu a classificação graças ao gol fora de casa no último minuto. Não bastasse isso, Abidal, Rafa Márquez e Daniel Alves são desfalques.)
É por estas e outras que o clube inglês entra como favorito neste duelo final. Mas, independente de quem saia vencedor, tomara que a expectativa criada em cima deste confronto seja alcançada, ou quem sabe superada.
5 comentários:
Sinceramente, não acho que vá entrar o Busquets de início, é muito jovem. Acho que ele reforçará com o Keita. O Anderson tb não sei se entra jogando, eu optaria pela experi~encia do Scholes. Mas tem tudo pra ser um grande jogo e aposto no Manchester.
Vale também lembrar que Iniesta e Henry, por mais que vão ao campo, não irão 100% fisicamente. E também não acredito que Busquets vá pro jogo, acho que deverá entrar o Sylvinho na lateral esquerda, com Pique e Caceres ou Yaya Toure na zaga e Puyol pela direita, e pelas últimas declarações do Keita, imagino que o Guardiola não vá colocá-lo, afinal, o marfinense disse que "já está sentindo o peso do jogo."
Outra opção será a linha de quatro formada por Cáceres, Puyol, Piqué e Sylvinho, e Touré na cabeça-de-área.
Bem lembrado, Rafael. Iniesta e Henry não estão 100%.
Concordo que com a expectativa criada, a maior decepção vai ser se o jogo for ruim!
Mas, ainda bem, acho difícil isso ocorrer.
Aposto no Manchester.
Abraços, Carlos!
diletra.blogspot.com
Falou tudo. Todo mundo (ou quase todo mundo) torce pelo Barcelona. Mas a tendência é que dê Manchester. É um time mais organizado, com mais opções, sem desfalques importantes e melhor fisicamente.
Postar um comentário