quarta-feira, maio 27, 2009

Enfim, Barcelona e Manchester

Finalmente chegou o dia. Às 15h45 os campeões espanhol e inglês, aclamados por crítica e público como os maiores times do mundo na atualidade, com os melhores jogadores do mundo na atualidade, medem forças no Estádio Olímpico, em Roma, pela final da Liga dos Campeões da Europa.

Vejamos algumas possibilidades.

Muita posse de bola é uma das características deste Barcelona, a média é de quase 70%. Por isso, entre as três formações usuais (4-1-4-1, 4-4-2 e 4-2-3-1), acredito que o Manchester iniciará na mais segura. Em tese.

Se isso acontecer, a partida ficará espelhada taticamente: os pontas baterão com os laterais adversários, os meias baterão com os meias, e os volantes (Carrick e Busquets) atuarão na cobertura. A diferença é que Rooney e Park são mais efetivos na marcação que Henry e Messi.



Outra alternativa para os Diabos Vermelhos neutralizarem a arisca troca de passes azul-grená seria a inversão da meia-cancha: dois na contenção (Anderson e Carrick) e um na articulação. Neste 4-2-3-1 Giggs sofreria o combate de Busquets, e seria o grande responsável em abastecer o trio de ataque.

Creio eu que neste esquema (abaixo) o Manchester teria mais a bola no pé e não ficaria tão refém do contra-ataque.



A terceira opção seria Tevez (ou Berbatov) na frente, ao lado de Cristiano Ronaldo. Desta forma o Barça levaria vantagem no miolo do meio-de-campo. Apesar de que o 28 catalão teria muito trabalho e poucas oportunidades para subir.

Penso eu que este 4-4-2 seria adotado somente em caso de urgência.



Entre as três planificações táticas, acredito que o atual campeão da Liga dos Campeões escolherá a primeira. Porque teoricamente é a mais consistente para frear Messi, Henry e Eto'o, sem abidcar de agredir, pois Rooney e Park são velozes e furiosos na retomada.

O Barça, por sua vez, imagino eu, não irá mexer em sua consagrada estrutura (embora há quem aposte que Guardiola possa escalar três zagueiros).

Nós, brasileiros, pelo estilo ofensivo de jogo e pelo histórico recente de compatriotas que por lá passaram, palpitamos com o coração quando falamos do Barcelona. Porém quando pensamos com a razão, fica difícil não apontar o Manchester United como maior candidato ao título. (Vale lembrar que na semi contra o Chelsea, equipe semelhante física, tática e estrategicamente ao Manchester, o Barcelona foi pior. Só conseguiu a classificação graças ao gol fora de casa no último minuto. Não bastasse isso, Abidal, Rafa Márquez e Daniel Alves são desfalques.)

É por estas e outras que o clube inglês entra como favorito neste duelo final. Mas, independente de quem saia vencedor, tomara que a expectativa criada em cima deste confronto seja alcançada, ou quem sabe superada.

5 comentários:

André Augusto disse...

Sinceramente, não acho que vá entrar o Busquets de início, é muito jovem. Acho que ele reforçará com o Keita. O Anderson tb não sei se entra jogando, eu optaria pela experi~encia do Scholes. Mas tem tudo pra ser um grande jogo e aposto no Manchester.

Rafael Andrade disse...

Vale também lembrar que Iniesta e Henry, por mais que vão ao campo, não irão 100% fisicamente. E também não acredito que Busquets vá pro jogo, acho que deverá entrar o Sylvinho na lateral esquerda, com Pique e Caceres ou Yaya Toure na zaga e Puyol pela direita, e pelas últimas declarações do Keita, imagino que o Guardiola não vá colocá-lo, afinal, o marfinense disse que "já está sentindo o peso do jogo."

Carlos Pizzatto - Blog do Carlão disse...

Outra opção será a linha de quatro formada por Cáceres, Puyol, Piqué e Sylvinho, e Touré na cabeça-de-área.

Bem lembrado, Rafael. Iniesta e Henry não estão 100%.

Marcel Jabbour disse...

Concordo que com a expectativa criada, a maior decepção vai ser se o jogo for ruim!

Mas, ainda bem, acho difícil isso ocorrer.

Aposto no Manchester.

Abraços, Carlos!

diletra.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Falou tudo. Todo mundo (ou quase todo mundo) torce pelo Barcelona. Mas a tendência é que dê Manchester. É um time mais organizado, com mais opções, sem desfalques importantes e melhor fisicamente.