sexta-feira, maio 22, 2009

Toda versatilidade é bem-vinda

Dunga já avisou: Ramires joga como meia no Cruzeiro, e é como meia que ele foi convocado. Como volante não há chance.

No meu entender isso é uma grande bobagem. Só porque fulano ou sicrano atua na posição a ou b em seu clube não quer dizer que na Seleção ele não possa desempenhar outra função.

Em 70, por exemplo, Zagallo escalou Tostão como centroavante, embora no Cruzeiro ele fosse meia.



Dunga não pode ficar bitolado às posições de seus comandados em seus respectivos times. Às vezes é preciso "improvisar" para se chegar à melhor formação.

Um comentário:

Nicolau disse...

Essa é minha principal crítica ao Dunga como técnico da seleção brasileira: falta criatividade. Não so a ele, mas à maioria dos treinadores. Uma das maiores virtudes de um técnico para mim é chegar num elenco e enxergar as potencialidades de cada jogador. Não adaptar o jogador ao esquema que você trouxe na cabeça, mas perceber que aquele cara que é um meia mediocre pode virar um bom volante. Ou que aquele monte de meia esquerda pode render um conjunto maravilhoso jogando cada um numa posição, como no time de 70 que você citou. Imagina ter todos os jogadores do futebol brasileiro para escolher e pensar numa forma de jogar? O Brasil precisa dessa criatividade para aproveitar os (já não tantos) craques que temos e criar soluções para as carências.