sexta-feira, setembro 18, 2009

A comparação dos elencos

Fui mal interpretado no último post sobre o Corinthians. Disse que, para mim, hoje, o elenco alvi-negro é melhor que o do Galo e o do Grêmio. E que o grupo que Mano tem nas mãos regula com o são-paulino, o colorado e o alvi-verde.

Então resolvi fazer uma breve análise dos quatro que são os melhores plantéis do país, na minha opinião.

GOLEIROS

No gol o Timão tem Felipe e Júlio César; o São Paulo tem Rogério e Dênis; Lauro e Michel Alves defendem a meta do Inter; e o Palmeiras conta com Marcos e Bruno.

Acredito que ninguém põe em dúvida a qualidade dos quatro goleiros titulares. Um empate técnico aqui é justo.

ZAGUEIROS

A dupla de zaga do Corinthians é forte: Chicão e William. Já Diego e Paulo André, os reservas, estão distantes.

Não menos forte é o trio do São Paulo: Miranda, André Dias e Renato Silva (Rodrigo).

O do Palmeiras vem um pouco atrás, com Marcão, Danilo e Maurício Ramos (Edmílson joga como volante).

E o Inter tem Índio, Fabiano Eller e Sorondo (e Bolívar, que atua na lateral), para duas vagas.

Neste setor vejo os finalistas da Libertadores de 2006 em vantagem, um pouco à frente do Palmeiras. Já o Corinthians não tem reposição à altura.

LATERAIS

Na lateral direita Alessandro é absoluto. No entanto para a esquerda o Coringão ainda busca alguém. Mano improvisa o zagueiro, há quem fale em Marcelo Oliveira, Balbuena é opção.

A improvisação também ocorre no Tricolor, que por um lado tem Júnior César, e pelo outro tem o volante Jean (já na ala-direita há tempos, nem deu chance ao contratado Adrian González).

E como improvisar é a moda, no Beira-Rio dois zagueiros se revezam na lateral direita: Bolívar e Danilo. A esquerda tem dono: Kleber. E Marcelo Cordeiro em seu banco.

O único que atua com dois laterais é o Verdão: Armero e Wendel (Wendel sempre foi lateral, correto?). Jefferson é o principal suplente, e vejamos como se apresenta o tal Figueroa.

Imagino que nas laterais o ponto vai para o São Paulo, já que Júnior César subiu de produção e que Jean caiu tão bem por ali. No cangote vêm os outros três, com o Inter um pouco à frente, por Kleber, talvez.

VOLANTES

A briga no meio é boa, tem bastante volante bom.

O Corinthians possui Marcelo Mattos e Elias (e Edu, e Jucilei).

O São Paulo tem Richarlyson e Hernanes (e Arouca e Zé Luis, já que Jean foi promovido à ala).

O Inter, agora sem Magrão, tem Sandro e Guiñazu (e Glaydson). Mas vale lembrar que no losango colorado Giuliano ou Andrezinho podem atuar como terceiro homem do meio-campo, pela direita.

E o Palmeiras, sem Pierre, tem Edmílson, Sandro Silva e Souza (e Jumar).

Assim como na posição de goleiro, na de volante os quatro estão bem arranjados. Porém, a meu ver, o Corinthians leva vantagem porque Jean virou ala, Magrão foi pros Emirados Árabes e Pierre não volta nesse ano.

MEIAS

A melhor dupla de meias é a do Palmeiras: Cleiton Xavier e Diego Souza. Em compensação não há reservas.

O São Paulo joga com apenas um: Jorge Wagner. Ou Hugo. Marlos foi também testado.

O Inter tem para a posição D'Alessandro, Andrezinho e Giuliano, apesar destes dois últimos atuarem mais recuado, quando D'Ale está em campo.

Já o Corinthians tem agora Edno. Sem falar em Morais, e o próprio Elias, que quebrou um galho por ali. E vamos ver ser Matías será opção para a meia. Mesmo assim, para mim, no meio-campo ofensivo o Timão fica atrás. Vai depender de como Edno entra no time.

Na criação, na minha avaliação, ponto para Palmeiras e Internacional.

ATACANTES

Ronaldo pesa na balança. Com ele de volta o Corinthians se fortalece, além de Dentinho, Jorge Henrique, e, claro, De Federico, que provavelmente será utilizado numa das pontas.

O São Paulo tem duas vagas para Dagoberto, Washington e Borges (e Marlos). O Inter para Alecsandro, Taison e Edu (e Marquinhos). E o Palmeiras tem Vagner Love, Obina, Robert, Ortigoza.

Com todo mundo à disposição, não sei não. Ronaldão desequilibra. Quem pecava neste setor era o clube do Palestra Itália, que tratou de se reforçar na janela de agosto.

PLACAR

No gol, empate técnico. Na zaga, Inter e São Paulo à frente de Palmeiras e Corinthians. Nas laterais São Paulo à frente dos demais. No meio defensivo, Corinthians. E no ofensivo, Palmeiras e Inter. E no ataque, novamente Corinthians, muito em função de Ronaldo.

A julgar por esta comparação, que evidentemente está aberta a contestações, São Paulo, Corinthians e Inter têm os melhores elencos, seguidos pelo Palmeiras.

14 comentários:

Anônimo disse...

Comparação extremamente bairrista e tendenciosa. Se não fosse corinthiano, jamais compararia Corinthians com os três líderes do Brasileirão. Marcos e Rogério estão à frente dos outros dois. A zaga do São Paulo é muito superior às demais. Os volantes do Corinthians não alcançam dos outros três times. E o ataque, você falou certo. Ronaldo realmente PESA! Gordo denovo!

Nicolau disse...

Anônimo bravo, rapaz. Sobre a comparação, diria que São Paulo e Inter estão à frente de Corinthians e Palmeiras. O Verdão tem vários problemas no time reserva, enquanto o Timão tem muitos jogadores que chegaram há pouco tempo, na minha opinião.

Saulo disse...

Concordo com você.

brunelli disse...

Na boa o ataque do Corinthians a frente dos outros. Creio que no ataque Inter, São Paulo e Inter se equivalem. O Palmeiras fica um pouco atrás por que falta banco. Na defesa falar que a do Inter se compara a do São Paulo é brincadeira né?! A zaga colorada nem é tão ruim, mas a zaga do São Paulo é zaga de seleção: A. Dias e Miranda. Nesse quesito o tricolor paulista está a frente dos demais.
Nas laterais acho ue o mais justo seria um empate. Não vejo o São Paulo tão a frente dos demais.
Na meia fio perfeito.
Entre os volantes também não creio que o Corinthians esteja a frente, pois o Edu até agora não jogou e o M. Mattos aida vai estreiar. Acho que é outro quesito que merece empatar.
No gol acho justo: todos são muito bons goleiros e tem bons reservas.

Eduardo Bitnirgh disse...

hahahaha, caduzinho, tao dizendo que tu eh corinthiano!!! hahahaha, sempre achei q tem um pesinho la mesmo, mesmo sabendo q nao eh!!!
ahahahah//carlao corinthiano, por essa nem vc esperava ein?
boa analise

abrasss

Vitor disse...

wendel era volante (na base acho) e concordo com o anonimo violento, nem dá pra dize que Lauro é tão bom quanto os outros 3

Anônimo disse...

O problema da coluna é que falou, falou, comparou e nao chegamos ao melhor elenco (para nao falar que nao chegamos a lugar algum).

Carlos Pizzatto disse...

Não consigo eleger 'o' melhor.

Como escrevi, São Paulo, Corinthians e Inter têm os melhores elencos, equivalentes, seguidos pelo Palmeiras.

Isso na minha opinião.

Yan Victor disse...

Qual a melhor defesa do campeonato? E isso pq é a pior dos quatro segundo o autor.

Comparar Felipe (só enfeita) e Lauro a RC e Marcos chega a ser um insulto.

E o Corinthians sem Ronaldo?
seria Bill, Souza, Henrique superiores a Dagoberto, Borges / Vagner Love, Obina / Alecssandro, Taison?

e eu ainda insisto em ler essas coisas :S
felizmente o Flamengo não está bem,
pq se ganhar dois jogos seguidos a imprensa já sai pregando (assim como fazem com o Corinthians) que pintou o grande campeão, o melhor time do campeonato, o pavor dos rivais, ...

Unknown disse...

Marcos e Rogério bem melhores que Lauro e felipe... Isso não se descute. O Palmeiras sem Pierre realmente fica vulnerável no setor, mas Edmilson e Souza são ótimos na posição..
Uma coisa é comparar elenco no papel, outra é ver o time jogar. O Corinthians pode ter um ótimo elenco, mas jogando não se compara com os outros 3.

Tony disse...

Só não concordo com a parte dos goleiros.
Dizer q o Lauro empata com Marcos e Rogério Ceni....

Unknown disse...

goleiros palmeiras e sao paulo na frente
zaga corinthians e sao paulo na frente
laterais = inter e sao paulo na frente
meias em geral = palmeiras e sao paulo, inter na frente
ataque corinthians, sao paulo inter na frente!
conlusao melhor elenco em questao banco e etc : são paulo e inter!
melhor time = palmeiras pois não há outro time que possui jogadores como diego souza e cleiton xavier eles desquilibriam a partida e individualmente sao superiores a qualquer outro jogador dos outros times! quem duvida veja quem é o lider!

Unknown disse...

A zaga do palmeiras não é boa, é só a menos vazada do campeonato.

Jonas disse...

A zaga do Palmeiras é menos vazada elo conjunto, porque individualmente não vale nada! Tem cada cabaço que insisite em comentar!