quarta-feira, novembro 11, 2009

Fim de papo entre Grêmio e Autuori

Há quem diga que Paulo Autuori não deu certo no Grêmio. Eu discordo. A pífia campanha do Tricolor fora de casa tem a ver com a composição do elenco, e não com o treinador, que pegou o bonde andando.



Não tenho dúvidas de que no ano que vem, com a sequência do trabalho mantida, o Grêmio colheria bons frutos. No entanto a proposta milionária vinda do Qatar, somada ao descontentamento de alguns gremistas, culminou na saída de Autuori.

Uma pena. Para mim trata-se de um dos melhores técnicos brasileiros, que tinha muito a oferecer não só ao clube, mas também ao futebol do país.

7 comentários:

Leonardo BA disse...

Pois é, chega a ser engraçado isso. No início dessa história esperaram o sujeito durante 1 mês em função de um "projeto" a longo prazo. Trabalho de 2 anos diziam os dirigentes. É difícil aguentar esses caras. Parecem políticos discursando.
Confesso que era daqueles que desconfiavam da capacidade do Autuori em se adaptar ao tricolor mas é inegável que é um técnico inteligente, conhecedor do assunto.
O problema do Grêmio não é o técnico, é o elenco mesmo, jogadores que não se completam, além da notória falta de talento mesmo.
Agora chega o fim de ano e mais uma vez temos que montar um time. Já faz temp que temos as mesmas carências. Só pra deixar mais "atual" afirmo que desde os tempos do Mano no comando algumas posições seguem sem solução. Nesses ultimos anos tá difícil torcer pelo time. Confirmados mesmo só Victor e Rever (se é que não vão embora também)o resto tem que passar por uma rigorosa análise. Tcheco e Souza no meio juntos não dá! Ataque é uma incógnita, laterais idem... e por aí vai. Agora ainda tem o técnico...
É complicado!!!

João Renato Alves disse...

A história de que o Autuori não montou o elenco é a “muleta” da vez para defendê-lo. Por mais que esses não sejam jogadores que pediu, o fato é que ele poderia ao menos organizar a equipe. E não o fez. Esse time é um verdadeiro catado de jogadores espalhados pelo campo. E isso é culpa SIM do treinador. E só sendo muito otimista (quase um lunático) pra achar que o elenco sofreria mudanças grandes pro ano que vem. Mais da metade dos que estão aí vão ficar. Inclusive alguns jogadores que são medianos pra baixo, ruins até.

O Autuori veio pro Grêmio pra “brincar de futebol europeu”. O modelo administrativo que ele queria implementar não funciona no futebol brasileiro, onde sem resultado não tem torcida que se acalme. Ainda mais se ele não conseguir dar consistência nenhuma ao time, como aconteceu agora.

Eu até seria a favor que continuasse mesmo com resultados abaixo do esperado se ao menos tivesse mostrado alguma qualidade nesse tempo todo. Mas não mostrou. O que a gente pode dizer que o Grêmio realmente melhorou? Só na verborragia das entrevistas. E aqui fala um cara que foi a favor da vinda dele - não fiquei entusiasmado, mas aprovei. Que jamais esperava que ele fosse fazer esse trabalho patético, transformando um time que já tinha um monte de defeitos em um bando de covardes e omissos.

Anônimo disse...

mais PÍFIA (com I mesmo) que a campanha do Autuori à frente do GRÊMIO é a argumentação usada para defender seu desempenho.

Bonde andando? Claro... ele pegou o Grêmio invicto na Liber das mãos do Rospide e sabemos como foi o resultado.

No Brasileiro, o mesmo time que marcando gols dentro de casa conseguiu se tornar o "melhor ataque" (na verdade ataque com maior número de gols) não conseguiu fazer uma apresentação convincente fora de casa.

A única "contribuição" dele ao time foi tirar um 3-5-2 que aos trancos e barrancos ganhava e colocar um 4-4-2 com zagueiro na lateral/ala deixando o setor totalmente desprotegido. Não vou nem entrar nos méritos de ele ter conseguido desfigurar a alma do time pois precisaria conhecer a aldeia para perceber isso.

Sobre as previsões futurísticas de que não há dúvidas que ano que vem seria o nosso ano, melhor deixar para outro charlatão de plantão.

Positivo mesmo só o trabalho que ele estava liderando junto às categorias de base.

Carlos Pizzatto disse...

Valeu pela correção, Anônimo.

Comentarista Bola Murcha disse...

Carlão,
Como gremista digo: graças a Deus. O Grêmio era feliz com Celso Roth e não sabia. Este Autuori não tem ambição nenhuma. Transformou o Grêmio em um time sem a "gana" do gol (até agora não sei como tem o melhor ataque. Este cara já vai tarde. Ele já ganhou o que tinha para ganhar e agora é só grana. Parece um professor de português (dos antigos) e não um treinador de futebol. Que venha um cara do interior que queira crescer.
Abraço,
Celso Ceschini

Futebol ao Cubo disse...

Fala, cara.

Discordo em algumas coisas. Não dá pra não dizer que o Autuori deu errado no Grêmio, basta olhar a tabela e o elenco (o que não significa que a diretoria errou, a escolha foi ótima).
Acho o Autuori um pouco supervalorizado. Não que não tenha seus méritos, afinal, é "só" bicampeão da Libertadores (uma pelo meu time, inclusive, em 2005), mas já faz alguns anos que não realiza um grande trabalho.


Abraços!

Gerson Sicca disse...

Se vier o Silas o Grêmio provavelmente vai evoluir no ano que vem.