terça-feira, maio 18, 2010

Paradinha na marca do pênalti

No dia 30 de junho de 2008 escrevi um post intitulado Parem com a paradinha!. Estou nessa luta há tempos. E pelo visto, quem é contra, venceu a batalha.

A paradinha existe somente no Brasil porque somente no Brasil existe o glorioso jeitinho brasileiro. Bater pênalti com paradinha é bater com jeitinho.

Este artifício, que se disseminou pelo país de uns anos para cá, é um indicador típico de como a sociedade reflete no futebol.

A paradinha é uma tentativa explícita de lograr, de enganar, de trapacear. Ou seja: é a legítima malandragem brasileira.

E quem a defende sob o argumento de que ela é legal, interpreta a lei com cabeça de brasileiro, na minha modesta visão.

Por essas e outras, estou feliz com a decisão tomada pela International Board, que irá punir a paradinha a partir de 1º de junho com o cartão amarelo.

8 comentários:

GutoAtherino disse...

Olá,
na verdade, ao longo do tempo, a paradinha foi deturpada e isso potencializou a polêmica a respeito.

Inicialmente, lá na época do Pelé, a paradinha era apenas uma quebra no ritmo da corrida. A moda que pegou aqui no Brasil atualmente é a paradinha do chute em falso.

Se analisarmos corretamente a decisão da FIFA, a paradinha continua, mas só em sua forma tradicional.

Segue comentário a respeito que publiquei em meu blog: http://bit.ly/d7XHrC

Abraços,
Guto

Levy Mendes disse...

Também falei no meu Blog ano passado. É o fim da covardia.
O que Neymar fez contra o goleiro do Ceará merecia expulsão e suspensão.
ACABOOOOOU!

André Augusto disse...

Melhor decisão!Sempre fui contra

Aguinaldo Rehfeld disse...

Apoiado.Também sou contra do jeito que era...

Blog do Tavares disse...

Gostei do texto.

Sou contra a qualquer forma de tirar vantagem do goleiro na situação do penalti, que já por demais vantajosa.

Como dito pelo Guto, a paradinha mesmo não acabou, o que acabou foi a paradona.

Abraços.

Carlos Pizzatto disse...

Guto e Tavares, para mim, paradinha, paradona ou paradão, é tudo a mesma coisa.

Paradinha, paradona ou paradão, na minha interpretação, é quando o jogador chega, põe o pé de apoio ao lado da bola, e finge que chuta.

Abraços.

Guilherme Oliveira disse...

Eu sinceramente não entendo muito bem como se pode interpretar a "paradinha" , porque aqui mesmo na Europa, ha jogadores que dão um passo, depois param como se fosse ameaça e continuam até que chutam. Isso seria uma paradinha? Isso seria punivel?

Lazer Esportes disse...

realmente é mais uma artimanha brasileira para chegar onde se quer, sem notar.

vcs virao que até num desses games de futebol, a paradinha foi proibida?