Bastante comum na Inglaterra, o 4-4-2 em linha é raro no Brasil. Até onde sei, o único time que joga assim, entre todos da Série A, é o São Paulo. Desde o ano passado, inclusive.
Se as notícias que envolvem Diego Forlán, São Paulo e Sevilla se confirmarem, Carpegiani pode montar uma equipe ousada, ofensiva e equilibrada, sem abrir mão do esquema tático em vigor. E sem abrir mão de Dagoberto.
Nesta formação, Diego Forlán e Luís Fabiano poderiam dividir os espaços do ataque meio a meio, pois ambos têm qualidade para trabalhar longe da meta.
No miolo do meio-campo, Jean e Rodrigo Souto (eu preferiria Casemiro) revezariam nos avanços, enquanto o cargo de principal criador seria de Lucas. Para tanto, o camisa 7 teria de buscar menos o corredor e mais a infiltração por dentro. Caberia a Junior César chegar à linha de fundo.
Já Dagoberto... Bem, Dagoberto seria deslocado para trabalhar como winger (na direita ou esquerda, dependeria do rendimento dele e de Lucas). Como o lateral-direito Rodolpho não é dos mais ofensivos, o 25 teria que progredir na paralela e na diagonal.
Evidente que nessa posição o comprometimento e a exigência, quando a bola está com o adversário, são maiores. No entanto o profissionalismo demanda alguns sacrifícios. Para ficar num só exemplo, se o próprio Rooney cumpre esse papel de vez em quando no Manchester United, por que Dagoberto não pode?
Contudo, caso Forlán venha mesmo para o Tricolor Paulista, a opção mais convencional seria a manutenção de Ilsinho na asa direita e a transferência de Dagoberto para o banco.
6 comentários:
Ótima análise, concordo mais ou menos contigo. Usaria esse aqui >> http://bit.ly/fKwmDg
O que acha? Abraço!
Carlão, não fujo do tema, mas troco de time: imaginando (como eu imagino) que Adriano jogue bem pelo Corinthians ao lado de Liedson e como intuito de colocar em campoos melhores jogadores (pensando no elenco atual), não caberia no Corinthians utilizar uma formação desse tipo, com Dentinho e Jorge Henrique como wingers? Acha que faz sentido?
Bom dia, Carlão.
Gostei da sua prancheta, porém, prestando atenção nas entrevistas do Carpegiane e nas escalações dele, é bem provável que o Carlinhos Paraíba seria titular desse time, levando-se em conta que Miranda já foi e que Alex Silva provavelmente irá e que não virá ninguém para esse lugar é bem provável que ele desloque o Rodolfo e até o Rodrigo Souto para a zaga, o Jean para a lateral e ai sim, Carlinhos Paraiba e mais um...
Verdade, Luiz. Só fui ler agora que o Miranda assinou pré-contrato com o Atlético de Madri.
Os volantes devem ser Carlinhos e Souto mesmo, e o lateral-direito, Jean (ou Edson Ramos?).
Valeu!
Muito bom o blog,posts muito legais vou colocar seu blog na minha lista,dá uma moralzinha pro meu tbm
o www.futebolinforma.blogspot.com
Postar um comentário