quinta-feira, março 15, 2012

Oscar, o curinga na manga de Mano

Treinador das seleções principal e olímpica do Brasil, Mano Menezes divulgou nesta quarta-feira uma lista com 52 nomes, da qual separei 18, número de atletas que serão inscritos nos Jogos Olímpicos de Londres, para brincar um pouco com futurologia.

O elenco final só será divulgado no dia 6 de julho, mas baseado no cenário atual e na projeção dos próximos três meses e meio, pode-se pensar nesses jogadores abaixo, já distribuídos no provável 4-2-3-1 verde e amarelo.



Primeiro é preciso debater sobre os três acima dos 23. Na minha relação optei por Thiago Silva, Davild Luiz e Marcelo. Não tenho tanta convicção a respeito de David Luiz, a fase que Dedé atravessa é mais favorável. Porém aposto alto em Thiago Silva e Marcelo. Na verdade o zagueiro do Milan só não vai se se machucar. Quanto ao lateral do Real Madrid, sempre marca gols pela principal e ajudou a "salvar" Mano em várias oportunidades. Por essas e outras creio que ele acabará indo.

Em segundo, é preciso discutir a lista final. Pelo fato de só poder contar com 18 nomes, o técnico deverá escolher jogadores polivalentes, que jogam em mais de uma posição. Caso, por exemplo, de Oscar, que pode render bem nas três alternativas da linha de três (desde que balanceada), e até como segundo volante. O duro é deixar de fora caras como Coutinho, Giuliano, Douglas Costa, Fernando, entre outros. Inevitavelmente, por causa do número reduzido de vagas no avião (18!), muita gente boa vai acompanhar pela tevê.

E em terceiro, trocar ideias sobre o time titular. Sei que é cedo para isso, mas não custa nada dar uma rascunhada. Imaginando que Mano irá mesmo armar a equipe no 4-2-3-1, penso que sua intenção seja atuar com dois ponteiros de velocidade (Neymar e Lucas) e um armador principal (Ganso). No entanto, ao analisar hoje, fica difícil visualizar Oscar no banco de reservas. Não há dúvida de que hoje ele faz por merecer a titularidade - ao contrário de, sei lá, Casemiro. Aliás, foi na hora de escolher o segundo volante que tive mais dificuldade e que posso estar cometendo o maior pecado.

Evidente que falta muito tempo, muita coisa pode e deve acontencer daqui até lá. Contudo um esboço do que pode ocorrer no meio do ano se faz necessário, mesmo a essa altura do campeonato, ainda em março.

2 comentários:

João Oliveira disse...

Oscar é um nome que não pode ficar de fora dessa seleção... mas ainda acho que o Kaka, cairia como uma luva nesse meio de campo!

Anônimo disse...

Rafael;
Danilo, Thiago Silva, Juan e Marcelo;
Romulo e Sandro;
Hulk, Oscar (Ganso) e Neymar;
Pato (Leandro Damião).

Casemiro é bom tecnicamente, mas Romulo e Sandro marcam muito mais, são mais comprometidos taticamente. O mesmo vale para a disputa Oscar x Ganso (Oscar talvez seja mais útil para o time, por marcar mais).