quarta-feira, outubro 10, 2007

A Lista da FIFA

Como de praxe, navegando pelos Blogs amigos, li no Marcação Cerrada que a FIFA divulgou a lista dos candidatos a melhor jogador de futebol do mundo (ou seria da Europa?).

Eis a lista:

Buffon (Juventus)
Cannavaro (Real Madrid)
Cech (Chelsea)
Cristiano Ronaldo (Manchester United)
Deco (Barcelona)
Drogba (Chelsea)
Essien (Chelsea)
Eto'o (Barcelona)
Gattuso (Milan)
Gerrard (Liverpool)
Henry (Barcelona)
Juninho Pernambucano (Lyon)
Kaká (Milan)
Klose (Bayern de Munique)
Lahm (Bayern de Munique)
Lampard (Chelsea)
Márquez (Barcelona)
Messi (Barcelona)
Nesta (Milan)
Pirlo (Milan)
Ribéry (Bayern de Munique)
Riquelme (Villarreal)
Ronaldinho (Barcelona)
Rooney (Manchester United)
Terry (Chelsea)
Tevez (Manchester United)
Thuram (Barcelona)
Torres (Liverpool)
Van Nistelrooy (Real Madrid)
Vieira (Inter de Milão)

"Sem surpresas, a lista trás mais uma vez apenas jogadores que atuam no futebol europeu, com exceção novamente, de Riquelme, que brilhou no Boca Júniors mas aparece na lista como atleta do Villareal. Mais uma prova que a elite do futebol está no Velho Continente, e ainda mais, que a FIFA não tem olhos para os clubes do resto do mundo.", digitou Vinicius Grissi.

Diria mais a você, caro Vinicius: Não é só a FIFA. Não é só no futebol. A Europa como um todo não está nem aí para o Terceiro Mundo. Na verdade, os europeus não sabem onde fica o Terceiro Mundo. Não sabem nem o que é Terceiro Mundo! Só sabem, e olhe lá, que é daqui, do Terceiro Mundo, que sai o sustento do Primeiro, às costas e às custas de nossas riquezas naturais e da mão-de-obra a preço de banana. Como jogadores de futebol, por exemplo.

Momento revolta à parte, cá entre nozes: Este ano, Miranda não jogou muito mais que Thuram? Felipe não jogou muito mais que Kahn? Thiago Neves não jogou muito mais que Juninho Pernambucano? O próprio Alex, que joga na Turquia - para não ficarmos apenas na América Latida - não jogou mais que Lampard?

Eu respondo: jogou, jogou, jogou e jogou!

3 comentários:

Anônimo disse...

E digo mais, será que se o Riquelme estivesse ainda aqui no terceirão, ele estaria na lista? Creio que não! O resto assino em baixo de tudo que vc escreveu!Abraço

Anônimo disse...

Muito bom o blog Carlos.

Assino em baixo em todas as comparações feitas e creio que o Messi é o melhor jogador da atualidade.

Acessa o meu blog também e comenta lá:

http://comabolacheia.zip.net

Adicionei seu blog nos meus loinks.

Abraços

Rafael Fontes

Vinicius Grissi disse...

É verdade. Eles só sabem que aqui é lugar de vir e comprar do bom e barato! Pena que a FIFA, responsável pelo futebol no planeta fecha os olhos para isto e ignora o maior campeão mundial!