domingo, maio 03, 2009

O ano dos campeões invictos

A exemplo de Inter e Sport, neste domingo Cruzeiro e Corinthians sagraram-se campeões estaduais invictos.

Em São Paulo não se pode dizer que há uma hegemonia corintiana. São Paulo e Palmeiras estão nas oitavas da Libertadores, e o Santos de Vagner Mancini - que assumiu o Peixe nesta temporada, diga-se - vem forte para o Brasileirão (apesar da eliminação precoce na Copa do Brasil).



A conquista do Paulistão de maneira invicta, portanto, é reflexo também do excelente trabalho de Mano Menezes. É raro ver o Corinthians do Mano perder. Raríssimo. E para quem se queixava do excesso de empates, no mata-mata o Timão mostrou sua eficiência (boa parte graças ao seu camisa 9).

Já em Belo Horizonte, não é de hoje que o Cruzeiro domina o terreiro. Nesta tarde a Raposa papou o bicampeonato mineiro. Só para registro: nos últimos doze clássicos diante do Galo, foram dois empates e dez vitórias celestes.

Enquanto o Cruzeiro de uns anos para cá está sempre na disputa por títulos graúdos, o Atlético, infelizmente, não tem mais assustado os adversários no cenário nacional.



Se em Minas a supremacia é azul, em Pernambuco é vermelha e negra. Além de ganhar o tetracampeonato regional à moda antiga, o Leão da Ilha faz um ótimo papel na principal competição do continente (enquanto o Náutico, ao que parece, vai brigar do meio para baixo na tabela da Série A; e o Santa Cruz, então, nem se fala).

E no Rio Grande, apesar do bicampeonato e dos três triunfos consecutivos sobre o rival, dizer que o Inter é único no sul é uma temeridade. Embora o elenco colorado seja um dos mais qualificados do país, a campanha do Grêmio na Libertadores é um claro indício do equilíbrio existente entre os dois. Pode-se afirmar com certeza, ao contrário dos grandes pernambucanos e mineiros, que a fase da dupla gaúcha é gloriosa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fala Cralão aqui é Jorge Cla do Gol de Placa, meu blog estava com problemas que já foram resolvidos hoje. Estou contente com o Título do Cruzeiro, que virou o unico time de minas Gerais, e não perde para o Galo a 12 jogos, com 10 vitórias e 2 empates. ESpero que no Brasileirão a Raposa possa brigar pelo titulo também.

http://blogs.abril.com.br/agora.
E gostei de su comentario em meu blog.

Felipe Moraes disse...

Belos times, que devem fazer bonito no Brasileirão. Mas como bem dissestes, Carlão, estas equipes, apesar da invencibilidade nos estaduais, não são hegemônicas em suas regiões.

Abraço,
Felipe Moraes

Carlos Pizzatto - Blog do Carlão disse...

Felipe, acho que não há hegemonia no RS e em SP. Mas em Minas e Pernambuco, Cruzeiro e Sport estão reinando.