quarta-feira, maio 06, 2009

Por um fio Chelsea não chega à final

No Camp Nou os comandados de Guus Hiddink abdicaram de atacar. O Chelsea implantou uma retranca exagerada e assegurou o 0 a 0 em Barcelona.

Fechei o texto pós-jogo de ida assim: 'Na Espanha só um time quis jogar. Na Inglaterra os dois vão sair para o jogo. Aí veremos se os defensores da equipe londrina irão conseguir frear o ataque azul-grená'.

O que se viu novamente foi um Chelsea armado para contra-atacar. A exemplo da primeira partida, hoje o Barça dominou a posse de bola mas não conseguiu ameaçar o goleiro Peter Cech.

No entanto desta vez a equipe inglesa não atuou com as rígidas linhas de quatro. Os Blues se postaram no 4-2-3-1 usual. Mas quando o Chelsea estava sem a pelota (ou seja, quase sempre) os homens das beiradas, aplicados taticamente que são, principalmente Malouda, voltavam para marcar o lateral adversário. O camisa 15 teve trabalho dobrado por causa das repetidas subidas de Daniel Alves.



A estratégia foi ótima. Mesmo com a bola no pé na maior parte do duelo, o Barça nada fez. O objetivo azul só não foi alcançado porque Iniesta fez um gol aos 48 do segundo tempo, igualando o placar e eliminando o clube inglês da competição (neste regulamento, quem não faz gol fora de casa está perdido).

Pelo fim da supremacia inglesa na Europa e pelo bem do futebol-arte em sua essência, uma final entre Barça e Manchester United, penso eu, era mais almejada do que uma reedição da decisão do ano passado.

3 comentários:

André Augusto disse...

Apesar de reconhecer a eficiência (ou quase) em anular as opções ofensivas do barcelona, o Chelsea se retraiu demais, mesmo quando tinha um jogador a mais. A falta de "ousadia" de apostar em um velocista pra puxar os escancarados contrataques impediram o time de matar o jogo e ser castigado com o gol de Iniesta. Final justíssima de dois times que gostam de jogar.

Unknown disse...

iria ser a maior injustiça de todos os tempos se o Chelsea se classifica-se, time retranqueiro, jogou futebol feio, com chutão e canelada.
Barça é 100% ofensivo, foi roubado, mereceu a classificação.
ARRIBA BARÇA!

Nicolau disse...

Torci muito por essa final. A chance de um espetáculo memorável cresce muito com Messi, Henry, Eto'o, Cristiano Ronaldo e Rooney em campo. Espero por dois jogaços!