domingo, setembro 06, 2009

A consolidação do grupo

Apesar de ter conquistado o título, o Brasil foi muito mal na Copa América de 2007. É verdade que Dunga e Jorginho não contaram com seus principais atletas - Kaká e Ronaldinho. Em contrapartida quem convocou Afonso, Fernando e etc foram eles. (Vale lembrar que Ricardo Teixeira pediu à comissão técnica que jogadores desconhecidos fossem chamados, que novos talentos fossem achados. Afonso foi um erro. No futuro Felipe Melo seria um acerto.)

Paralelamente às Eliminatórias e aos amistosos caça-níqueis, depois da Copa América vieram os Jogos Olímpicos. Dunga e Jorginho tiveram de engolir o primeiro sapo em público: Ronaldinho. Por determinação do presidente da CBF o jogador do Milan foi a Pequim. O futebol apresentado na China foi fraco, e as críticas, que já não eram poucas, cresceram.

No entanto na transição de 2008 para 2009 a Seleção principal ganhou corpo. O padrão tático se consagrou, Ronaldinho foi barrado, Luís Fabiano se firmou, Felipe Melo foi encontrado. Não que a partir daí só vieram mares de rosas. Pelo contrário. Não foram poucos os joguinhos meia-boca feitos no Brasil, pelas Eliminatórias. Contudo, no frigir dos ovos, a Seleção de Dunga obteve identidade.

Aí veio a Copa das Confederações, ainda fresca na nossa memória. Campeão jogando bem. Resultado: da África do Sul o grupo voltou fortalecido. Afirmado. Seguro. Maduro.

E agora este mesmo grupo se classifica à Copa do Mundo com um 3 a 1 em cima da Argentina, na Argentina. E o que me conforta é saber que a seriedade, a disciplina e o comprometimento, qualidades peculiares desta turma, ainda estarão vivas em julho do ano que vem.

3 comentários:

Pâmela-LF disse...

Acredito muito nesses jogadores, está certo que na minha opnião tem 2 ou 3 que não se mereciam estar atuando com a camisa verde e amarela, mas os resultados estão sendo favoráveis.

Fabuloso jogando muito, fazendo gols!
Kaká sempre com os seus passos geniais...

=)

Bruno Zanette disse...

É Carlão, parece que aos poucos a seleção vai ganhando forma, digo a seleção que deveremos ver em ação na África do Sul. Mas não posso esquecer da velha teoria do René Simões: "Quanto mais tempo um time fica sem perder, mas perto ele está da derrota"

Espero que essa derrota não venha em uma final de Copa do Mundo...

Abraço!

Denian disse...

Boa tarde, para ser sincero eu nunca fiquei preocupado em o brasil não entrar para a copa do mundo, fora 2002. Acredito que seremos novamente vencedor em 2010 .. vai com tudo BRASILLLLLLLLL =D