segunda-feira, junho 14, 2010

Vaart e Sneijder batem cabeça

Não sou adepto das teorias que dizem que cicrano ou beltrano não podem jogar com fulano. Não dá para estabelecer a Seleção de 1970 como referência porque é covardia, mas acho que jogadores talentosos sempre têm espaço no time.

No entanto este raciocínio, no caso da Holanda, é pertinente. Na minha opinião, no 4-3-3 (ou seria 4-2-3-1?) adotado por Van Marwijk, os camisas 23 e 10 batem cabeça.



Na minha visão de futebol, Van der Vaart não tem características de atleta de beirada de campo. É lento e pouco habilidoso para isso. Tende a se deslocar para o corredor central, como fez em demasia no jogo contra a Dinamarca. Na segunda etapa, aliás, houve momentos em que Sneijder veio para a esquerda e Vaart foi para dentro. Baita bobagem.

Do outro lado, enquanto Robben não se recupera totalmente, Kuyt atua na ponta direita. É por ali que ele costuma jogar no Liverpool. Todavia, para mim, ele também não possui as peculiaridades para cumprir o papel de ponteiro.



Já escrevi aqui no blog, após o amistoso contra a Hungria, que na minha equipe Elia seria o ponta-esquerda titular, com Robben aberto na direita, Sneijder por dentro e Van Persie na referência. Vaart e Kuyt seriam banco.

Condutor de bola em velocidade, driblador e com boa qualidade no passe, Elia é o extremo-esquerdo ideal para a Holanda. Se não houvesse um jogador desta estirpe no elenco, tudo bem, vá lá que se improvisasse o 23 por ali. Mas não é o caso. Se Van Marwijk não for cabeça dura, o 17 deverá ser efetivado.

3 comentários:

Anônimo disse...

4-4-2 com meio campo em quadrado na 1ª parte e a equipa não funcionou e 4-2-3-1 na 2ª parte com entrada do Elia...e o futebol holandês melhorou...

Campo de Jogo disse...

Concordo com o anônimo aí... Acho que no primeiro tempo foi mais um quadrado do que um losango. Como até citei no meu blog na análise que fiz do jogo.
Gosto mais do Kuyt posicionado ao centro. No Liverpool ele abre pelas pontas, mas não é sua principal obrigação. Pelos Reds ele tem o papel de tabelar e abrir espaços para Fernando Torres.
Acredito que o esquema holandês no próximo jogo será o seguinte:
------------Sneijder--------------
Robben------------------------Kuyt
-----------Van Persie-------------
Mas o Elia mostrou qualidade para colocar Kuyt no banco!
Abraço

Pedro Cheganças disse...

Minha visão, analisando o meio-campo holandês, é que o lugar de van der Vaart seria na posição de van Bommel. Para quem acompanhou o meia nos tempos de Ajax, sabia que ele atuava até mais avançado, mas como um segundo volante vindo com a bola dominada, enquando Sneijder armava até mais pelo lado esquerdo, porém sem cair pelos flancos.

Infelizmente, pela sua liderança, o camisa 6 não sairá do time. Porém, tecnicamente, seria uma modificação interessante, pois daria talento ao meio, uma alternativa para anulação de Sneijder por um volante, e uma boa cobertura defensiva, algo que van der Vaart mostrou ser capaz em Amsterdam, e algumas vezes em Hamburgo.