
A tendência é que Andrezinho jogue aberto na esquerda, com o canhoto Vitor Júnior na direita e Elkeson na frente, dando bastante mobilidade à referência. Não acredito que o treinador abrirá mão de atuar com dois homens pelas beiradas. Quanto à manutenção da estrutura, porém, não tenho tanta certeza.
Nitidamente desconfortável numa faixa alta e central do campo, Seedorf foi o armador central do 4-2-3-1 alvinegro no domingo. E por ali não rendeu nem deve render o que pode. Não é muito a dele exercer essa dupla função de armar e também se apresentar na área, enconstar no centroavante, arrematar. A dele é mais armar. Em sua última temporada no Milan, inclusive, no 4-4-2 em losango de Allegri, ele era o apoiador pelo lado esquerdo. Veja aqui.
Em tese as duas buchas que Oswaldo tem para resolver são encontrar o posicionamento dito ideal de Seedorf, e encaixar Andrezinho numa das pontas (a esquerda). Não descartaria a possibilidade de um 4-4-2 em losango semelhante ao do Milan, com Andrezinho de enganche e Elkeson e Vitor Júnior no ataque. Contudo, como disse, não creio que o técnico irá abrir mão de jogar com dois atletas fechando os flancos sem a bola. Logo, parece-me que a alternativa indicada seja o 4-3-3.

Na teoria Andrezinho não é jogador de beirada. Tanto é que, se for mesmo escalado por ali, deve se agrupar à faixa central quando a equipe possui a bola. Deve auxiliar Seedorf na criação, sem abdicar de se infiltrar na área, de se aproximar do nove, de tabelar, finalizar, etc. E sem a posse, deve preencher o corredor lateral. Na prática, pode dar certo.
Resta-nos aguardar para ver qual Botafogo se apresenta no clássico com o Vasco, nesta quarta-feira: Andrezinho aberto num 4-3-3 com Seedorf na meia esquerda, Andrezinho aberto num 4-2-3-1 com Seedorf centralizado, ou Andrezinho na conexão dum 4-4-2 em losango. Ou em alguma outra opção aqui não citada.
No Twitter. No Facebook.