segunda-feira, julho 09, 2012

Fluminense: o grande favorito

Comissão técnica, diretoria, torcida... Todos têm sua parcela. O que faz a diferença num longo torneio de pontos corridos, porém, entre suspensões, contusões e convocações, é o elenco. E leia-se por elenco os onze mais o banco, tendo nos titulares e nos reservas peças de reposição equivalentes entre os três setores (defesa, meio e ataque). Por isso, baseado nesse critério, para mim o Fluminense é o principal favorito ao título do Brasileirão (seguido por Internacional).

No Fla-Flu dos 100 anos, neste domingo, no Engenhão, na vitória por 1 a 0, no jogo válido pela 8ª rodada, o Fluminense atuou no rotineiro 4-2-3-1, com Bruno e Carlinhos nas laterais, Edinho de primeiro e Jean de segundo volante, Deco na articulação central, Fred na referência do ataque, e os canhotos Thiago Neves e Wellington Nem nas pontas.



Pode-se dizer que essa estrutura, com esses atletas, não gera o equilíbrio necessário à equipe, já que o camisa 18 dá muito mais profundidade e velocidade que o 7. Contudo, simetria não é obrigação no futebol, nem sinônimo de equilíbrio. Pelo contrário - até porque a ultrapassagem dos laterais, a presença de Jean e do próprio Deco compensa esse suposto desequilíbrio.

Não bastasse um time titular fortíssimo, as opções de alterações do excelente Abel Braga são, se não rigorosamente à altura, bastante próximas. Para a defesa, Digão, Leandro Euzébio, Carleto... Para a meia cancha, Diguinho, Valencia, Wagner... Para o ataque, Rafael Moura, Samuel, Marcos Júnior... Isso sem citar Lanzini e Rafael Sobis, que, ao que tudo indica, devem deixar o Flu.

Convenhamos, o melhor elenco do país (não?), comandado por um técnico experiente, vencedor, que tem o grupo na mão, sem históricos de perder o vestiário. Os salários, até onde sei, sempre em dia. Noves fora novos investimentos que devem estar por vir mas não sabemos. Por essas e outras, o grande favorito ao título do Brasileirão, a meu ver, tem nome e sobrenome: Fluminense Football Club.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,
Você esqueceu de citar o Atlético, que se não tem tanta gente para reposição com nome, tem excelentes jogadores, como Escudero, André, Guilherme, Leonardo Silva, Serginho, Soutto, Neto Berola, Giovanni

Anônimo disse...

Boa Tarde Cara! Gostei muito do seu blog, dá uma olhada no meu se possível blog-deolhonolance.blogspot.com , tem como fecharmos uma parceria ? Aguardo!