quarta-feira, março 26, 2014

Em time que está ganhando se mexe

A média de posse de bola do campeão da Bundesliga é de 71%. Isso mesmo: setenta e um por cento. Em 27 rodadas o Bayern venceu nada menos do que 25 partidas e empatou somente 2; marcou 79 gols e sofreu 13 (mais dados aqui). Título histórico, conquistado de maneira invicta. Isso mesmo: nenhuma derrota. Entre tantos números expressivos, porém, quero me ater ao da posse de bola.

Na Champions League esse número cai para 65%, mas ainda é o primeiro entre os quadrifinalistas da competição (confira aqui). Na UCL 2012/13, sob o comando de Heynckes, a média do time bávaro foi de 54%, atrás apenas de Porto (56%) e Barcelona (66%). Já nessa temporada, sob Guardiola, o salto foi/está sendo impressionante, não só quantitativa, mas qualitativamente. Não se trata apenas da estatística em si, não se trata apenas do número, do salto de 54% para 65%, mas sim do salto dentro de campo, do que o Bayern faz com a bola no pé nesse tempo. Há quem não goste desse estilo de jogo. Há quem ache chato de se ver (me pergunto o que é legal, chutão e correria?). Enfim, a filosofia Tiki-Taka foi implantada e os frutos estão sendo colhidos com antecedência.



Rafinha foi o maior beneficiado pela chegada de Guardiola a Munique. De eterno reserva do considerado melhor lateral-direito do mundo, o brasileiro virou titular, assumiu a posição com autoridade e de quebra pode pintar na lista dos 23 de Felipão para a Copa. Tudo isso graças à sacada de Pep, mais uma na carreira: Lahm no meio campo. No começo, claro, causou espanto, surpresa, como toda mudança, toda inovação. Aos poucos, todavia, os olhares de desconfiança foram substituídos por olhares de admiração. O técnico espanhol chegou a dizer, inclusive, que Lahm é o jogador mais inteligente com quem ele já trabalhou. Por essas e outras, o lateral, hoje volante, é peça fundamental no melhor time do planeta (veja isso). Rafinha agradece.

Na verdade essa sacada causou mais espanto ainda porque Guardiola bateu de frente com uma máxima do futebol e mostrou que, sim, em time que está ganhando se mexe. A versão 2013/14 do Bayern consegue ser superior à anterior, que conquistou a tríplice coroa. Se os títulos serão conquistados de novo agora são outros quinhentos. O fato é que, em relação ao time da temporada passada, esse é muito melhor. Queira ou não, goste ou não, o estilo de posse e passe é seguro e eficiente, além de ser encantador. Estilo de posse e passe com objetividade, sempre em busca do próximo gol. Estilo que não é inédito, estilo que se viu em outras equipes do passado, mas que no dito futebol moderno, mais físico, compactado e globalizado do que nunca, foi reinventado por Pep e seus 43 anos de idade.

Nenhum comentário: