sábado, março 22, 2014

Prévia de Real Madrid vs Barcelona

Ponta é ponta e ponto final. Nesse sentido sou meio tradicional. Não no sentido do ponta clássico, aquele dos anos 50 e 60, que chega à linha de fundo para cruzar ou bater em gol sem ângulo, que nem eu nem você vimos e que praticamente não existe mais (hoje em dia os pontas de pés opostos comandam). Sou meio tradicional no sentido do ponta ser mais atacante do que meia, no sentido do ponta ter na velocidade, no drible e no arremate suas maiores virtudes (características de atacante), e não no passe, na visão de jogo e na cadência (características de meia).

Claro, não há apenas um jeito de se jogar. Existem exemplos de times bem sucedidos com meias e/ou atacantes escalados nas beiradas. O Real Madrid, por exemplo, representa o time de pontas de ofício. Bale e Cristiano Ronaldo são jogadores incisivos, objetivos, que têm na explosão física, no drible e na finalização seus pontos fortes. Já o Barcelona pode ser considerado uma equipe que joga com meia na beirada.

Concebida por Pep Guardiola, a ideia surgiu como exceção e era adotada por ele com parcimônia, mas virou regra nos tempos de Tito Vilanova e agora aparentemente está em voga com Tata Martino. Me refiro a Iniesta na ponta esquerda (algo que ocorre na Roja, diga-se). Veja bem, digo pode ser e não é porque, na maioria das vezes, Martino não jogou assim. Na maior parte da temporada o Barcelona atuou com três atacantes legítimos. Além de Messi, a lógica sempre foi Neymar, Alexis e Pedro brigando por duas vagas no ataque. As semanas recentes, porém, indicam que essa lógica pode estar alterada, e que Neymar, Alexis e Pedro podem estar disputando, em vez de duas vagas no ataque, apenas uma. Ou será que não?



Para o clássico deste domingo, no Santiago Bernabéu, a dúvida pré-jogo, pelo menos na minha cabeça, é essa. Martino vai com um meia numa das pontas ou vai com dois atacantes de verdade nas extremas? No 2 a 1 sobre o Manchester City, no Camp Nou, por exemplo, Iniesta foi escalado à esquerda e Neymar à direita (confira aqui). Já no 7 a 0 sobre o Osasuna, também no Camp Nou, no fim de semana passado, Pedro, Alexis e Messi foram titulares, com Iniesta no meio campo, ao lado de Xavi e Busquets (Neymar e Fàbregas ficaram no banco). Há ainda uma terceira opção, vide El Clásico do primeiro turno, quando Fàbregas e Messi ocuparam o centro e a direita (veja aqui). Por essas e outras, pelo menos na minha cabeça, paira essa dúvida: quem serão os dois parceiros de Messi no setor ofensivo?

Embora faça sentido Iniesta na ponta (na ponta até a página dois, pois com a posse da bola ele costuma ocupar a faixa central e colocar o Barcelona em superioridade numérica na meia cancha), na minha prancheta prévia (acima) estou apostando na segunda opção, três atacantes de ofício (no caso, em Alexis, Messi e Neymar), por alguns motivos. Primeiro porque prefiro pontas mais atacantes do que meias e tenho fé - não informação - de que Martino compartilha desse pensamento. Segundo porque, inevitavelmente, no Bernabéu, Marcelo deverá atacar horrores, e será preciso um ponta com poder de marcação para tentar neutralizá-lo. Sob esse ponto de vista me parece mais pertinente, para cumprir essa função de duelar com Marcelo, um ponta-direita de pernas e pulmões intermináveis (Sánchez). E terceiro porque Neymar é um dos melhores pontas-esquerdas do planeta, simples assim. É bem possível, entretanto, que a primeira opção entre em campo (Iniesta na ponta, Busquets, Xavi e Fàbregas no meio).

Em relação aos donos da casa, não há muito mistério. Na verdade, não há mistério algum. A fase merengue é excelente, e o favoritismo é todo blanco. Recuperado, Benzema deve ser a referência, com Bale na ponta direita e Cristiano Ronaldo na ponta esquerda, noves fora Alonso, Modric e Di María no meio campo (ou seja, a formação rotineira do Real Madrid 2013/14). Se minha prévia da prancheta se confirmar, o croata deve bater de frente com Iniesta e Di María com Fàbregas (ou Xavi). A conferir. Teorias e tentativas de previsão à parte, a bola rola na prática às 17h deste domingo, horário de Brasília, na ESPN Brasil.

ATUALIZAÇÃO: Troquei Varane por Pepe.

Nenhum comentário: