terça-feira, março 18, 2014

Oscar e mais dez

O Brasil possui um dos melhores camisas 10 do mundo. Ou melhor: o Brasil possui o segundo melhor camisa 10 do mundo. Embora vista a 11 no clube e na seleção, quando se trata do meia central do 4-2-3-1, na atualidade Oscar está atrás apenas de Özil. Tanto no clube quanto na seleção, aos 22 anos de idade, Oscar é peça fundamental para o funcionamento do time. Altamente produtivo com e sem a bola, Oscar é um exemplo clássico do meia moderno. Não à toa, Mata foi "liberado" por Mourinho.



Curiosamente, Oscar não é o melhor jogador do Chelsea na temporada. Foi para mim o Man of the Match no 2 a 0 sobre o Galatasaray, nesta terça-feira, no Stamford Bridge, pelo jogo de volta das oitavas da Champions, mas o grande destaque da equipe londrina chama-se Hazard. Ponta-esquerda habilidoso, arisco, driblador e definidor, o belga de 23 anos tem sido o ponto de desequilíbrio a favor dos Blues. Contudo, sem querer exagerar, mas já exagerando, o desempenho dele seria menor sem Oscar ao seu lado.

O ex-atleta do São Paulo e do Inter é essencial também sem a bola. Se com ela seu talento é indiscutível e sua movimentação é inteligente taticamente, sem ela sua aplicação é invejável. Na Premier League 2013/14, por exemplo, no elenco do Chelsea, Oscar fica atrás apenas de Ramires e Azpilicueta no ranking de tackles. Sem dúvida se trata de uma característica admirável pelos treinadores, e com Mourinho não é diferente. Pelo contrário, esse atributo é muito bem-vindo no estilo de jogo objetivo e vertical implantado pelo técnico português, que às vezes abre mão da posse de bola em prol dos espaços para contra atacar. Seja qual for a estratégia, Oscar se adapta bem.

Nenhum comentário: