quarta-feira, março 05, 2014

Quem sai para Fernandinho entrar?

Confesso um certo preconceito com Felipão. Jurava de pés juntos que ele não teria ousadia – ou coragem – de escalar Fernandinho como primeiro volante (sequer convocar, na verdade). No amistoso contra a África do Sul, nesta quarta-feira, no entanto, o jogador do Manchester City cumpriu essa função no primeiro tempo, com Paulinho saindo para o jogo. Já na segunda etapa, ao lado de Ramires, no 4-3-3 (Luiz Gustavo na cabeça de área), Fernandinho teve mais oportunidades de avançar e se destacou com um golaço.



Se a ideia for Fernandinho banco de Luiz Gustavo, para jogar como primeiro homem de meio campo, quem deve dançar é Lucas Leiva. O jogador do Liverpool vinha sendo convocado, contudo se machucou, perdeu ritmo e ficou de fora dessa convocação. Agora, se a ideia for Fernandinho numa das meias do 4-3-3 (o esquema tático reserva da Seleção, utilizado praticamente em todos os jogos), como aconteceu no segundo tempo da partida disputada no Soccer City, quem deve dançar é Hernanes (nessa segunda alternativa, Lucas iria para a Copa, penso eu).

O fato é que a versatilidade joga a seu favor. Ao contrário de Lucas Leiva e Hernanes, que em tese jogam “apenas” em uma posição, Fernandinho joga (bem) em duas ou mais posições. Essa versatilidade, inclusive, poderia abrir uma vaga para outro atleta, para um terceiro nome (embora eu não acredite nisso). Quer dizer que Fernandinho estará na lista do 23? Parece que sim. Ainda mais depois da reação de Felipão após seu gol, com aquele risinho como quem diz: “Okay, você me convenceu.”

Nenhum comentário: