quinta-feira, março 13, 2014

Quem vai pagar o pato?

Pabon? Osvaldo? Luis Fabiano? Ganso? Algum deles terá de sair para Pato entrar. Ou não?



Em sua estreia pelo São Paulo, nesta quarta-feira, contra o CSA, em Maceió, pela Copa do Brasil, Alexandre Pato foi escalado como segundo atacante, atrás de Luis Fabiano, pela faixa central do gramado, com Pabon pela banda direita e Osvaldo pela esquerda (veja aqui). Confesso que gostei da ideia. Sem a bola é melhor Pato marcar o primeiro volante adversário do que, por exemplo, o lateral (caso jogue na ponta). E com a bola, é melhor tê-lo mais próximo da área e do centroavante. Faz todo sentido.

Se a ideia da dupla Pato-LF pelo centro ganhar corpo e se concretizar, só restará uma alternativa ao resto do time: as duas linhas de quatro. No caso, um 4-4-1-1. Claro, a equipe pode jogar no 4-4-2 em losango, quadrado ou etc. Contudo não acredito que Muricy irá abrir mão da velocidade pelos lados, tampouco da dupla Pato-LF na frente. Logo, se assim for, as posições ficarão mais do que definidas: além dos zagueiros e dos laterais, dois volantes, dois wingers, um segundo atacante e um centroavante. E, se assim for, surge a pergunta: onde entra Ganso?

Nesse esquema tático me parece que a melhor posição para Ganso seja a de segundo volante. Com treinamento e disciplina na marcação por zona, ele pode atuar ao lado de Maicon (ou Souza, Wellington), enquanto as extremas são ocupadas naturalmente por Pabon e Osvaldo (ambos acompanham os laterais na boa, diga-se), e o ataque por Pato e Luis Fabiano. Com Pato, Luis Fabiano, Osvaldo e Pabon no time, aliás, Ganso não precisaria entrar tanto na área, e sobrariam opções para seus passes.

No segundo tempo da partida contra o CSA, no entanto, quando entrou aos 25 minutos na vaga de Luis Fabiano, Paulo Henrique se posicionou atrás de Pato e à frente da linha de quatro. Não quer dizer que será sempre dessa maneira, claro. Mas talvez Muricy de fato não concorde com a ideia de Ganso mais recuado. Talvez ele tenha convicção em Ganso mais adiantado, para “entrar na área”, como adora dizer. Não sei. Só sei que, se o 4-4-1-1 for mesmo adotado para a temporada, das duas, uma: ou Ganso vira segundo volante, ou vira o 12º jogador. (Há também a possibilidade de Ganso winger, mas, para o bem do futebol, essa eu nem cogito.)

2 comentários:

Unknown disse...

Cara… confesso que ontem empolgou ver o Pato atuando nessa posição e já fazendo triangulações com o LF. Acho que rola um meio com Ganso e Souza, desde que todos se apliquem na marcação, LF e Pato inclusive.

Bocha disse...

Hola,
Mi nombre es Cristian Gonzalez, creador del blog Abran Cancha, y estoy interesado en un intercambio de enlaces.

Mi sitio es de PageRank 4, te beneficia mucho. Estas interesado?

Espero la respuesta, saludos.

Abran Cancha
www.abran-cancha.blogspot.com