quarta-feira, junho 09, 2010

Brasil: 1958 x 1970

Quando se pergunta qual é a melhor seleção brasileira de todos os tempos, a de 1970 bate a de 1958 na maioria das eleições. Talvez pela lembrança mais viva.

Vi apenas um jogo do Brasil na Copa do México, e na da Suécia só vi lances isolados, portanto a precisão da prancheta não é das mais confiáveis. Porém ela dá uma noção sobre como seria um duelo entre o time que abriu a porteira e o que consagrou o tri (imagino que na de 70 Pelé se alongava na faixa central do gramado, voltava para compor o meio-campo).



Djalma Santos x Rivellino, Nilton Santos x Jairzinho, Zito x Gérson, Didi x Clodoaldo, Zagallo x Carlos Alberto, Garrincha x Everaldo.

É complicado querer visualizar estes confrontos. Na verdade é impossível. Mas se tiver que optar por uma equipe, fico com a que possui Pelé e Garrincha, por um motivo: a Seleção nunca perdeu com os dois em campo. Nunca. São 30 vitórias em 35 partidas.

6 comentários:

Unknown disse...

a de 2002 foi melhor que as duas.

Anônimo disse...

eu acho q ta errada a seleção de 1970 rivellino cai pela esquerda mas não tão na lateral como um ala, ele era um meia esquerda junto com gerson pela direita, jairzinho sim era um ponta direita suplime e tostão como um centro-avante nato !

Getúlio Vargas Júnior disse...

pior que eu concordo com vc, eu prefiro a de 58 pelo Garrincha e compreender que teve um time mais equilibrado (apesar de ser duas formas distintas de jogar futebol)

Anônimo disse...

prefiro a de 58,Garrincha e Pelé no ataque,Há Há,não tem quem bata

Anônimo disse...

Acho que tendem a escolher a de 70 pelo coletivo e não por ter sido melhor individualmente que a de 58. Posição por posição, a Seleção de 58 é, disparado, a melhor da História:

DEFESA
1) GOL: Gilmar > Felix
2) LD: Djalma Santos = CA Torres
3) ZAG: Bellini > Brito
4) ZAG: Orlando = Piazza
6) LE: Nílton Santos > Everaldo

MEIO-CAMPO
5) VOL: Zito > Clodoaldo
8) MEI: Didi > Gérson

ATAQUE
10) Pelé = Pelé
7) Garrincha > Jairzinho
11) Zagalo < Rivellino
9) Vavá < Tostão

Resumindo, só em duas posições a Seleção de 70 era melhor que a de 58.

Pra mim, até a de 82 foi melhor que a de 70, porque tinha qualidade mais balanceada entre defesa e ataque.

Anônimo disse...

eu concordo com o comentario acima sem sombra de dúvidas a sel de 1958era melhor que a de 1970,e a de 1982 tb era