quarta-feira, junho 23, 2010

Gigante adormecido

Donovan marcou aos 45 do segundo tempo e os Estados Unidos se classificaram às oitavas de final em primeiro lugar no Grupo C, acima da toda poderosa Inglaterra, inventora do esporte.



Sou da tese de que, se o futebol fosse tradicional nos EUA, eles seriam, no mínimo, tetra ou pentacampeões do mundo. Claro que o sucesso ou não de uma seleção não se mede por esse dado estatístico, mas ele é bastante relevante.

Tomemos como exemplos os países que já ergueram a Copa. Hoje a Inglaterra tem cerca de 50 milhões de habitantes; a França tem cerca de 65 milhões; a Argentina possui 40; o Uruguai, coitado, conta com apenas 4 mi; a Alemanha tem 80; a Itália, 60; e o Brasil, 190.

Agora pense nos Estados Unidos: são mais de 300 milhões de pessoas. Este número impressionante de habitantes, aliado à potência econômica e à cultura esportiva daquele país, resultaria em muitos títulos mundias para os norte-americanos. Claro, se o soccer fosse a principal, ou uma das principais modalidades por lá.

Para a sorte dos sul-americanos e dos europeus, o basquete, o futebol americano, o beisebol e tantos outros estão milhas à frente do esporte de placar baixo jogado com a bola no pé.

9 comentários:

Unknown disse...

Concordo.Os norte-americanos são muito inteligentes e dedicados,e gostam muito de promover a emoção.Eles têm uma forma muito mecânica(prática) de fazer as coisas... Posso imaginar como estão loucos por não utilizarmos no "soccer" de recursos de imagens para definir o lance assim como acontece no "football" que param a jogada e analisam para sempre terem a decisão justa.Mas gostei muito da classificação do time.

João Gabriel disse...

Belo texto. Tens razão. Mas a seleção gringa tem melhorado com o tempo. E muito.

ciro disse...

belo post carlao
visitem meu blog tambem
http://www.cirocoment.blogspot.com/

Unknown disse...

Seguindo por esse racíocio quanto a população, a China então deveria ser Heptacampeão, e o Atlético Xangai ser tetra-campeão interclubes rs.

Brincadeira Carlão, seus post's são sempre muito pertinentes e inteligentes, inclusive seu blog figura entre minhas favoritas no meu navegador!

Forte abraço meu querido! Vai Corinthians! rs

Vinicius Grissi disse...

Concordo plenamente com você. E podem se acostumar: aos poucos Estados Unidos estão se tornando potência também no futebol. Títulos virão em breve.

Desde o início da Copa apostei que se houvesse uma surpresa, seriam os americanos.

Douglas disse...

surpresa sim. mas nunca darão valor real ao tal 'soccer', pois dificilmente serão os melhores. fato histórico que os estadunidenses só dão valor e só acham que algo é importante para o mundo, aquilo em que são os melhores. torço para que nunca levem o tal 'soccer' à sério. seu futebol é cheio de força, físico e tecnologia, e como todo o mundo sabe, o futebol não é composto por esses ingredientes. o futebol é da 'ginga', do samba, da malandragem, do drible. Adeus EUA, os que te adimiram são aqueles que assistem teus hollyfilmes.

Nyelder Rodrigues disse...

Usando como parâmetro o hockey e, principalmente, o baseball, discordo que o EUA seria uma potência tão boa quanto o Brasil ou Alemanha.

Porém, creio que poderiam estar no mesmo patamar de França, Inglaterra e, quem sabe, da Argentina.

Marcus Henrick disse...

Esse jogo foi históricoooo
Torci mto para os Estados Unidos, até pq foram prejudicados no jogo anterior, agora no mata-mata, tudo pode acontecer, inclusive Uruguai ou EUA nas semifinal !!

Murilo Silveira disse...

Meu minha opinião sobre camisas e tradições vem a provar a força que eu vejo nos EUA.Jogou como um grande tradicional e experiente.
Sabe, essa idéia de camisa só vem para criar bichos papões que se sentem no auge da empáfia e não apresentam seus potenciais...Vejam a Itália!Eu acho que a Itália vem a mostrar, que essa história de camisa é mais um mito psicológico de que os grandes sempre tem que chegar…na minha opinião, caiu mto cedo, mas não teria futebol para representar o escudo que tanto pesa na opinião das pessoas!Pra mim futebol se joga, se conquista…Não se deita em cima de um padrão ou rótulo.

Mas galera, aproveitar e divulgar um negócio que eu vi mto show…tweetbeat world cup – http://worldcup.tweetbeat.com/ – Meu eu achei um barato eles reunirem todos os tweets sobre copa e postarem num só portal!Achei show.Para quem gostar tá aí a dica.

Abração e obrigado!