quarta-feira, junho 30, 2010

A pisada na bola de Queiroz

Quando perguntado por explicações para a eliminação ainda na zona mista, Cristiano Ronaldo mandou que falasse com Carlos Queiroz. Quando questionado sobre o clima do grupo, Deco disse que é bom, entre os jogadores.

Fiquei com a impressão de que atletas e treinador não estavam falando a mesma língua. Posso estar viajando, mas fiquei com a sensação de que eles estavam contrariados com alguma coisa. Pode ser algo extra-campo, pode ser algo pessoal, ou posso estar procurando pêlo em ovo. Mas os duelos diante de Brasil e Espanha me fazem pensar que Queiroz pisou na bola nas estratégias traçadas para estes confrontos.



Contra a Seleção, jurava que o técnico moçambicano iria no 4-3-3 habitual, com um volantes, dois meias, dois ponteiros e um centroavante. No entanto entrou num 4-1-4-1 com Duda na beirada esquerda e Cristiano Ronaldo de 9. Ou seja: não entrou com ambição para ganhar do Brasil e muito provavelmente evitar a Fúria na fase seguinte. Estava satisfeito com a segunda colocação do grupo.

Nas oitavas de final, manteve o 4-1-4-1, desta vez com Hugo Almeida na frente, Simão e Cristiano Ronaldo nas pontas. Menos mal. Normal que o 7 e o 11 fechassem os lados do gramado. Até aí, tudo bem. O problema foi a atitude da equipe. Mesmo perdendo por 1 a 0, o time parecia apático, jogou a toalha em pleno andamento do segundo round.

É evidente que a Espanha é muito mais bola, coletiva e individualmente. Seria estranho se os lusos tivessem passado. Todavida a maneira como Portugal vendeu a derrota, também foi esquisita. Contudo, na minha visão, entre a duas partidas, o maior pecado que Carlos Queiroz cometeu na Copa foi frente o Brasil.

3 comentários:

Carlos Pizzatto disse...

Só um adendo: contra a Espanha, Queiroz trocou seis por meia dúzia. Fez três substituições, mas não alterou o esquema tático. Morreu abraçado num 4-1-4-1 muito obediente e inofensivo. Era tudo ou nada, e ele não arriscou.

Eduardo Junior disse...

Olá Carlão, eu só queria te avisar da mudança de endereço do meu blog, o Europa Football, que antes era http://europafootball.blogspot.com/, agora, é http://blig.ig.com.br/europafootball/, se não for pedir muito, atualize ali na lista de links, obrigado pela atenção.

Paulo Vitor Moraes disse...

Não sei se nesse caso exixtiu divergências entre jogador e treinador, mas que nessa copa estão acontecendo muitas desavensas, isso ta.

Querem saber sobre os bastidores do futebol mundial?! Acessem meu blog: www.bastidoresfc.blogspot.com