segunda-feira, agosto 06, 2012

Mire-se em Oscar e Lucas, Neymar

Oscar no Chelsea, Lucas no PSG, ambos na Champions. E Neymar na Copa do Brasil. Essa é a previsão para o primeiro semestre de 2013, caso o craque do Peixe permaneça na Vila.

Segundo informou o Globoesporte.com na noite deste domingo, o camisa 7 da seleção olímpica irá trocar o São Paulo pelo clube francês após os Jogos de Londres. Ao que parece, Inter de Milão e Manchester United, os outros interessados no tricolor, ficaram a ver navios.

Se confirmada a transação de Lucas, dois das quatro principais revelações brasileiras dos últimos anos (Oscar e Lucas, ao lado de Ganso e Neymar) atuarão na Europa há exatas duas temporadas da Copa do Mundo. Indubitavelmente um ganho tático, técnico, físico e psicológico sem tamanho para eles. Se serão titulares logo de cara, é outra história. Mas o fato é que Oscar e Lucas, um no Chelsea, outro no PSG, terão dois anos para se adaptar à nata do futebol mundial e se acostumar a enfrentar os cachorros grandes, os adversários que estarão presentes em 2014. Já Neymar...

Que Neymar vai para o Barcelona, vai. E para ele, não tenho dúvida, destino melhor não há. A única interrogação é: quando? Apesar de todo assédio de parte da imprensa catalã (em especial do Mundo Deportivo), parece-me evidente que Neymar não passará da Vila Belmiro para o Camp Nou agora em agosto. Primeiro porque não deve abandonar o barco no meio do caminho, e segundo porque não é do interesse azulgrená gastar essa grana nesse momento no setor ofensivo (que conta com Messi, Alexis, Pedro, Tello, Cuenca, a volta de Villa, sem falar nos próprios Fàbregas e Iniesta).

Contudo, não acredito que ele fique até 2014 em Santos e só depois se mude para Barcelona, como pensa, ou diz que pensa, Luis Álvaro e boa parte da torcida alvinegra. A pressão para sua saída antes disso se tornará insustentável. Logo, deve ser em 2013. A questão é: na janela de inverno ou verão europeia?

Creio eu, na de inverno. E aposto em Neymar desembarcando na Catalunha em janeiro de 2013 por alguns motivos. Um deles, talvez o decisivo, é o cenário nada animador no Santos. Hoje, com o atual elenco, independente de Ganso sair ou não, o Peixe não vai se classificar à Libertadores. Portanto as competições que Neymar irá disputar no primeiro semestre de 2013 são o Paulistão e a Copa do Brasil, dois torneios dos quais já foi campeão, e de níveis técnicos e de condições de trabalho questionáveis.

Se não todos, noventa por cento dos companheiros de canarinha devem estar aconselhando Neymar a se transferir à Europa, o quanto antes. Mano Menezes idem. Se não seria excelente para o Santos, seria para ele, para a Seleção, e para o Barça. Neymar é craque, todavia tem muito a evoluir. Como têm Oscar e Lucas. A diferença é que Oscar e Lucas, há dois anos da Copa do Mundo, jogando na Europa, em tese irão se desenvolver muito mais, enquanto, no Brasil, Neymar já deu o que tinha que dar.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Pedro Caldas disse...

O Santos, com a volta de Neymar e Ganso, poderá sofrer um doping psicológico e emergir no segundo turno. Ainda acho que Neymar volta para o Peixe e classifica a equipe para a LA. Caso o SFC não consiga a vaga, o Ney vaza, já agora, no fim da temporada. Eu quero que o Santos se quebre. Acabou com o futebol feminino e com o futsal. Cartolada burra. Com a grana da venda do Neymar, o clube teria o Ganso e mais um elenco competivo para a Libertadores, que já foi, e para o campeonato que tá jogando. O LAOR fez uma burrice. O salário do Neymar é incompatível com a realidade do nosso futebol. Vou rir do Santos na Copa do Brasil com Neymar... será?

Marcos André Lessa disse...

Carlão, não sei se vc já abordou este assunto no blog, mas e quanto à valorização do futebol brasileiro, mantendo nossos ídolos perto da torcida? Seria uma iniciativa inócua, visto que só na Europa eles ganhariam a experiência necessária para alegrar essa mesma torcida? Um abraço