Oscar no Chelsea, Lucas no PSG, ambos na Champions. E Neymar na Copa do Brasil. Essa é a previsão para o primeiro semestre de 2013, caso o craque do Peixe permaneça na Vila.
Segundo informou o Globoesporte.com na noite deste domingo, o camisa 7 da seleção olímpica irá trocar o São Paulo pelo clube francês após os Jogos de Londres. Ao que parece, Inter de Milão e Manchester United, os outros interessados no tricolor, ficaram a ver navios.
Se confirmada a transação de Lucas, dois das quatro principais revelações brasileiras dos últimos anos (Oscar e Lucas, ao lado de Ganso e Neymar) atuarão na Europa há exatas duas temporadas da Copa do Mundo. Indubitavelmente um ganho tático, técnico, físico e psicológico sem tamanho para eles. Se serão titulares logo de cara, é outra história. Mas o fato é que Oscar e Lucas, um no Chelsea, outro no PSG, terão dois anos para se adaptar à nata do futebol mundial e se acostumar a enfrentar os cachorros grandes, os adversários que estarão presentes em 2014. Já Neymar...
Que Neymar vai para o Barcelona, vai. E para ele, não tenho dúvida, destino melhor não há. A única interrogação é: quando? Apesar de todo assédio de parte da imprensa catalã (em especial do Mundo Deportivo), parece-me evidente que Neymar não passará da Vila Belmiro para o Camp Nou agora em agosto. Primeiro porque não deve abandonar o barco no meio do caminho, e segundo porque não é do interesse azulgrená gastar essa grana nesse momento no setor ofensivo (que conta com Messi, Alexis, Pedro, Tello, Cuenca, a volta de Villa, sem falar nos próprios Fàbregas e Iniesta).
Contudo, não acredito que ele fique até 2014 em Santos e só depois se mude para Barcelona, como pensa, ou diz que pensa, Luis Álvaro e boa parte da torcida alvinegra. A pressão para sua saída antes disso se tornará insustentável. Logo, deve ser em 2013. A questão é: na janela de inverno ou verão europeia?
Creio eu, na de inverno. E aposto em Neymar desembarcando na Catalunha em janeiro de 2013 por alguns motivos. Um deles, talvez o decisivo, é o cenário nada animador no Santos. Hoje, com o atual elenco, independente de Ganso sair ou não, o Peixe não vai se classificar à Libertadores. Portanto as competições que Neymar irá disputar no primeiro semestre de 2013 são o Paulistão e a Copa do Brasil, dois torneios dos quais já foi campeão, e de níveis técnicos e de condições de trabalho questionáveis.
Se não todos, noventa por cento dos companheiros de canarinha devem estar aconselhando Neymar a se transferir à Europa, o quanto antes. Mano Menezes idem. Se não seria excelente para o Santos, seria para ele, para a Seleção, e para o Barça. Neymar é craque, todavia tem muito a evoluir. Como têm Oscar e Lucas. A diferença é que Oscar e Lucas, há dois anos da Copa do Mundo, jogando na Europa, em tese irão se desenvolver muito mais, enquanto, no Brasil, Neymar já deu o que tinha que dar.
No Twitter. No Facebook.
2 comentários:
O Santos, com a volta de Neymar e Ganso, poderá sofrer um doping psicológico e emergir no segundo turno. Ainda acho que Neymar volta para o Peixe e classifica a equipe para a LA. Caso o SFC não consiga a vaga, o Ney vaza, já agora, no fim da temporada. Eu quero que o Santos se quebre. Acabou com o futebol feminino e com o futsal. Cartolada burra. Com a grana da venda do Neymar, o clube teria o Ganso e mais um elenco competivo para a Libertadores, que já foi, e para o campeonato que tá jogando. O LAOR fez uma burrice. O salário do Neymar é incompatível com a realidade do nosso futebol. Vou rir do Santos na Copa do Brasil com Neymar... será?
Carlão, não sei se vc já abordou este assunto no blog, mas e quanto à valorização do futebol brasileiro, mantendo nossos ídolos perto da torcida? Seria uma iniciativa inócua, visto que só na Europa eles ganhariam a experiência necessária para alegrar essa mesma torcida? Um abraço
Postar um comentário