segunda-feira, outubro 15, 2012

Líder e membros do G4 decidem taça

Os confrontos diretos decidem o campeonato de pontos corridos, nas duas partes da tabela. Quanto ao topo, as próximas quatro rodadas serão fundamentais. Pois dependendo dos resultados do Fluminense, o campeão pode sair com até quatro rodadas de antecedência. Isso porque o líder enfrenta, nas próximas quatro rodadas, os outros integrantes do G4: Atlético, Grêmio e São Paulo.

Nessa quarta-feira o time de Abel Braga recebe o Grêmio de Vanderlei Luxemburgo no Engenhão. Já no fim de semana, no domingo, vai até Belo Horizonte para encarar o Atlético de Cuca. Na 33ª rodada, o Flu tem, em tese, o adversário mais fácil dessa sequência: o Coritiba, no Rio. E na 34ª, dia 4 de novembro, tem o, em tese, mais difícil: o São Paulo de Ney Franco, no Morumbi.

No melhor dos mundos para o clube de Laranjeiras a equipe vence Grêmio, Atlético e São Paulo, e ergue a taça com quatro rodadas de antecedência – algo bastante prematuro e incomum. (A partida diante do Coxa fica em segundo plano porque não é confronto direto.) Se conquistar 9 pontos contra seus concorrentes verdadeiros, o Flu não só soma 9 pontos, mas impede que eles pontuem.

Palpite? Baseado no futebol que os times do G4 estão jogando, e nos possíveis desfalques e retornos que podem e devem ocorrer, imagino que o Fluminense irá somar 4 pontos contra Grêmio e Atlético (vitória e empate, respectivamente). No Morumbi, contra a equipe que está jogando a melhor bola no momento, creio em derrota. Ainda assim, se isso acontecer, se somar “apenas” 4 pontos em 9 disputados, o Flu vai somente adiar a festa. Vai erguer a taça lá pela 36ª, 37ª rodada. Em contrapartida, se perder para Grêmio, Atlético e São Paulo – o que, convenhamos, é improvável para o time que perdeu apenas duas no torneio inteiro –, o título pode sim ser ameaçado.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: