sexta-feira, outubro 05, 2012

Pré-jogo: Barcelona vs Real Madrid

De uns tempos para cá houve poucas novidades no que diz respeito aos esquemas táticos. Tirando uma vez ou outra Pepe no meio campo naquele 4-1-4-1, em regra quando Barcelona e Real Madrid duelam ocorre o encaixe: 4-3-3 vs 4-2-3-1.

Pontas duelando com laterais, meias duelando com volantes. Na meia cancha, três contra três. Cabeça de área vs meia-central, meia-direita vs volante à esquerda, e meia-esquerda vs volante à direita. Em tese são essas as pelejas individuais.

Se taticamente não deve fugir muito disso, na parte técnica existem algumas dúvidas - mais pelo lado dos visitantes. Na equipe de Tito Vilanova, alguém deve sair para Cesc Fàbregas permanecer. Pode ser Pedro, pode ser Villa, pode ser Alexis. Já na de José Mourinho, a vaga disputada é pela faixa central, e seus candidatos são Modric, Özil e Kaká. Para descer do muro, na prévia aqui do blog aposto em Alexis e Modric entre os onze.



Devido à polivalência do elenco azulgrená, Tito conta com uma gama grande de variações, sem mexer na estrutura tática. Mas entre elas, creio em Fàbregas jogando no meio campo, com Iniesta na ponta esquerda, por onde está habituado. E na direita, acredito em Alexis, para explorar o drible e a velocidade em cima de Marcelo - noves fora as tramas com Daniel Alves, na teoria, marcado por Cristiano Ronaldo.

O panorama da partida não deve ser diferente do de outros carnavais: Barcelona com o time todo adiantado, valorizando a posse de bola a toques curtos, à espera da infiltração e da finalização; e sem abdicar de jogar, o Real Madrid engatilhado para contra atacar.

Tentativas de previsão à parte, o apito inicial será dado no Camp Nou neste domingo às 14h50, horário de Brasília. "El Clásico" é válido pela 7ª rodada da Liga. O Barça lidera com 18 pontos (100%), e o Madrid é sexto, com 10.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: