domingo, dezembro 14, 2008

A diferença entre os xarás

Não é só o nome que os clubes de Milão e Porto Alegre tem em comum. O sistema de jogo adotado é o mesmo, o 4-4-2 com um losango no meio-campo. Porém com características distintas.

A diferença está na estratégia.

Na Internazionale os laterais usam e abusam da ofensividade. Os brasileiros Maxwell e, principalmente Maicon, vão à frente para jogar com os vértices laterais do losango (Muntari e Zanetti) e com os atacantes (Ibrahimovic e Obinna).

No Internacional os laterais/zagueiros ficam mais fixos, e a responsabilidade ofensiva fica a cargo do Trio de Ouro (D'Alessandro, Alex e Nilmar).

Outra diferença é que Alex tem cacoete de meia. Por conseguinte Nilmar fica eventualmente isolado. Na Inter, Ibrahimovic está sempre acompanhado (até porque o sueco tem qualidade para atuar longe da área).

Numa hipotética partida entre os xarás, imagino que as válvulas de escape de Mourinho não poderiam ser exigidas com tanta freqüência, porque se fossem, a trinca de ataque colorada iria deitar e rolar.



Por outro lado Guiñazu, Marcão e Álvaro teriam muito trabalho com as triangulações milanesas, aqui pela esquerda, e ali pela direita, Magrão, Bolívar e Índio.

Futebol de botão e Playstation à parte, para nossa tristeza, este confronto não acontecerá. Mas que seria interessante, seria.

Nenhum comentário: