segunda-feira, agosto 31, 2009

Corinthians De Federico

Não assisti à coletiva do argentino Matías, portanto não sei se esta pergunta foi feita. É uma questão boba, mas como era a grande interrogação que pairava sobre as redações, deveria ter sido feita na lata: como se escreve seu nome?

É evidente que De Federico é separado. Assim como São Francisco De Paula, Bruno De Luca, Paolo De Ceglie, e por aí vai. São sobrenomes italianos. Só não sei se esse 'de' é maiúsculo, minúsculo ou facultativo.

Leonardo Bertozzi me disse que o pessoal da Trivela entrou em contato com a assessoria do jogador, há algum tempo já, e a obviedade foi confirmada: é separado. Júlio Gomes também ouviu a mesma coisa quando ligou para o Huracán. Não restam mais dúvidas.

Exceto uma: onde ele vai jogar, pelo centro ou pelas pontas? Mano o considera homem de beirada de campo, muita velocidade e habilidade, características necessárias para esta posição. Portanto De Federico disputa vaga com Dentinho e Jorge Henrique.

Contudo são os treinos e os jogos que vão dizer se o novo 10 do Timão pode atuar como um 10 legítimo, centralizado, ou se ele jogará aberto para fazer a diagonal, como visualiza o treinador. Posso estar enganado, mas eu ainda acho que ele funcionaria bem pelo meio (a não ser que ele não tenha visão de jogo, não saiba passar, lançar).

4 comentários:

Rafael Andrade disse...

Acho que dá para jogar com os 4 (De Federico, Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo). Armando duas linhas de 4, uma com Alessandro (assim que voltar), Chicão, William e um lateral esquerdo (que segue indefinido) e uma mais a frente com Marcelo Mattos, Elias, "La Pulga" no flanco direito e Jorge Henrique pela esquerda, com Dentinho e Ronaldo mais enfiados. Foi mais ou menos assim que o Corinthians conseguiu o seu acesso para a serie A no ano passado, mas naquela ocasiao, com Douglas, Morais, Dentinho e Herrera.

Nicolau disse...

Mano Menezes disse que pensa em jogar com um time um pouco diferente: sacaria um dos atacantes e colocaria Edu no time, para armar e marcar ao lado de Elias. Tinha falado disso aqui um tempo atrás, fica meio que uma formação do Barcelona no meio campo, guardadas as proporções, claro. De Federico (aliás, vi em algum lugar que ele pediu para escreverem tudo junto...) jogaria centralizado, com Ronaldo e um dos atacantes (eu escolheria Dentinho, mais incisivo). Mas seguindo na comparação com o Barça, se a marcaçaõ for adiantada e Elias e Edu derem conta do toque de bola e infiltrações pelo meio, Matias poderia ter mais liberdade, caindo pela ponta como o incomparável Messi, a quem comparam o novo corintiano.
Mas a sua idéia é interessante, Rafael. Naõ sei vocês, mas eu sempre gosto desses debates de armação de times, hehe.

Carlos Pizzatto disse...

Também gostei da ideia do Rafael. Só não sei se Mano vai abrir mão dos pontas.

Se não abrir, provavelmente a formação será essa mesmo, um 4-3-3 à moda antiga, igual ao do Barça. Só acho que JH é titularíssimo. Penso eu que Dentinho e De Federico disputariam uma vaga.

Apaixonados Por Futebol.E.C disse...

http://www.apaixonadosporfutebolec.blogsport.com/