segunda-feira, agosto 10, 2009

O novo esquema do Corinthians

Desfalcado, o Corinthians mudou de esquema tático. No entanto o desfalque que obrigou Mano a trocar o 4-2-3-1 pelo 4-4-2 em losango não foi Cristian nem Douglas (até porque estes não estão mais entre nós), e sim Jorge Henrique. Sem o 23 o Timão ficou sem opção para o lado do campo, por isso, a meu ver, o sistema foi alterado.



Contra o Flamengo os laterais corintianos bateram com os ofensivos alas rubro-negros, a dupla de zaga marcou a dupla de ataque sendo que Moradei atuou na sobra. Jucilei duelou com Pet, Edu com Kléberson, Elias com Willians, e Bill e Dentinho com Ronaldo Angelim, Deivid (sobra) e Aírton.

Desta forma Dentinho joga como atacante de movimentação (cai pelos dois lados) e Bill de referência. É evidente que neste esquema o 31 não fica restrito à beira do campo.

Já Elias - bom meia de origem, belíssimo volante graças a Mano - não tem a mesma visão de jogo e qualidade no passe que Douglas tem. Elias não é o 10 clássico. Não é, como costumo dizer, o pé pensante. Ele é muito mais vertical, pega a bola e a carrega em direção ao gol. Tenho minhas dúvidas se Elias se encaixará na linha de três.

Quem aparentemente tem o toque diferenciado é Edu. Não chega a ser um Douglas mas pode dar pro gasto. Neste meio-de-campo é ele quem, em tese, pode efetuar os lançamentos e os passes mais ousados.

A tendência é que, com a volta de Jorge Henrique, o Corinthians retorne ao bom e velho 4-2-3-1. Contudo caso não se encontre o novo meia, caso Elias não atenda às expectativas nesta função, é possível que Mano mude o esquema em definitivo.

5 comentários:

André Peixoto disse...

Acho muito bacana quando falam de táticas como está falando hoje e já votei na enquete. Adriano terminará o brasileiro como artilheiro.
Valeu...
Visite sempre.
http://esportetotalbh.blogspot.com/

Rafael Rinaldi disse...

ainda estou aprendendo a trabalhar com este blog, gostei muito deste...
Falando do corinthians, Acho que o mano deu alguns vacilos no ultimo jogo, apesar que não podemos jogar a culpa nele, se a diretoria não tomar uma providencia o time vai disputar a segundona o ano que vem!

http://futebolurgente.blogspot.com/ disse...

http://futebolurgente.blogspot.com/

Nicolau disse...

Rafael, esquece esse papo de segundona, isso não está no horizonte. O time melhora com a volta dos machucados, que tem Jorge Henrique, Alessandro e Ronaldo de titulares, além de Morais e Marcelo Oliveira, que provavelmente assumirão a meia e a lateral esquerda.

Gustavo Naccari disse...

O corinthians está se afundadno cada vez mais.,..

Visite e comente no meu blog!!!!

www.jogodocraque.blogspot.com

Coloquei alguns downloads muito bons sobre futebol...
E tem sempre as noticias do mundo do futebol.

Abraços!!!