sexta-feira, agosto 07, 2009

O quarteto galático

Estes amistosos de pré-temporada dos grandes europeus parecem os da Seleção: quem paga mais, leva. Justo.

Kaká estreou nesta sexta-feira num jogo-treino que só serve para vermos o sistema tático que Pellegrini pensa em utilizar.

Contra o Toronto, no Canadá, o Real Madrid se apresentou no 4-4-2 com variação para o 4-2-3-1. Quando o oponente está com a bola nas proximidades da área merengue, e somente quando o oponente está com a bola na intermediária merengue, Raul volta, a passos lentos, para formar uma linha de três no meio.

Não dá para imaginar que logo ele, o Raul Madrid, jogue aberto num canto e tenha de cumprir a função defensiva de correr atrás do lateral adversário. Sim, porque esta é uma das obrigações dos homens das beiradas no 4-2-3-1: marcar o lateral adversário.



A movimentação do quarteto galático é intensa. Ofensivamente o lado forte é o esquerdo, onde, além dos apoios de Drenthe, Benzema abre para jogar com Cristiano Ronaldo. Um dos gols no amistoso saiu assim, quando o francês se desloca para o lado para que o português, que vem de trás, entre na área em diagonal.

A mesma jogada não acontece do lado direito porque Kaká não atua tão aberto quanto Ronaldo, e porque o camisa 7 tem liberdade para transitar por todo o campo ofensivo e raramente busca o lado.

No entanto é evidente que é precipitado dizer que Los Blancos só jogam por aqui ou por ali, só fazem isso ou aquilo. Ainda é cedo para qualquer análise mais esmiuçada. Mas para um esboço tá bom.

6 comentários:

Unknown disse...

Só faltou o Xabi Alonso!

Anônimo disse...

Se não melhorar a zaga ou a lateral, não ganhará nada ... DE NOVO!

Danilo Gomes - Viagens disse...

Falta o Xabi Alonso,sérgio ramos e marcelo, ai o time fica fera!

Fábio - Blog FUI NA BOLA! disse...

Carlão, aproveitando os comentário, o X Alonso, na sua opinião entrará aonde no esquema do Real. No Liverpool ele se tinha uma liberdade para atacar, vindo de trás, mas no Real será que ele não ficará mais preso?

abraços
http://fuinabola.blogspot.com/

Carlos Pizzatto disse...

Fábio, ele deve atuar ao lado de Diarra, na vaga de Guti, com um pouco mais de liberdade que o camisa 6.

Pedro Rivera disse...

Sei que no PES ou WE é diferente, mas eu tenho jogado num 4-3-3, com o Sérgio Ramos, Pepe, Albiol e Marcelo; L. Diarra, Alonso e Kaká; Robben pela direita, Ronaldo pela esquerda e Benzema ou Raúl na frente.
Eu acharia uma formação dessas, com os pontas de pés invertidos melhor que esse 4-4-2 disfarçado de 4-5-1 atual.