terça-feira, abril 17, 2012

Bayern vence pela insistência

Coentrão virou vilão. Foi eleito titular por José Mourinho por ser em tese mais marcador que Marcelo, mas foi colocado no bolso por Lahm no mano a mano nos minutos finais da partida, quando Mario Gomez mandou pra rede o cruzamento do camisa 6 e definiu a vitória por 2 a 1. Ribéry, aos 17, e Özil, aos 53, foram os autores dos outros tentos.

Mourinho errou? Deveria ter iniciado com Marcelo na lateral? Não tenho ideia. Nunca saberemos o que teria acontecido se assim tivesse sido. De qualquer forma, não condeno o treinador português. Espero, no entanto, que ele tenha chegado à conclusão que, independente do adversário, do estádio e da altura do campeonato, no frigir dos ovos Marcelo rende mais para o time que Coentrão.



Isso posto, os donos da casa construíram o merecido placar na raça e na insistência. Quando estava 1 a 1 a impressão que dava era que os visitantes estavam, justificavelmente, satisteifos com o resultado. As alterações de Mourinho mostraram isso, aliás, quando Marcelo entrou para atuar como ponteiro, ou até mesmo a presença de Granero pela faixa central. Os mandantes, que nada tinham a ver com isso, não desistiram e foram premiados pela perseverança.

Taticamente, apesar do equilíbrio na posse de bola, o Bayern não conseguiu prender a redonda nem cadenciar o jogo pelo centro. Por conseguinte, as tramas foram feitas pelos flancos do campo, como de praxe, em especial com os laterais e os ponteiros. Já os madridistas conseguiram atuar mais por dentro, com Di María por ali e Özil aberto na direita, sem nunca abrir de mão, claro, das investidas de Cristiano Ronaldo pela ponta esquerda.

No fim das contas a derrota por 2 a 1 não chega a ser um pesadelo para o Real Madrid graças ao gol anotado fora de casa. O 1 a 0 no Santiago Bernabéu classifica os blancos. Contudo é difícil imaginar um placar tão magro num cofronto entre equipes tão qualificadas onfensivamente. Difícil também é imaginar o Bayern de Munique passando em branco, já que no duelo de volta os espaços para o contra-ataque bávaro serão, na teoria, mais generosos.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: