quinta-feira, abril 05, 2012

Pato pode "ajudar" Giuliano

Problema à vista para Mano. O site do Fox Sports reproduziu a notícia publicada na Gazzetta dello Sport, revelando o seguinte: Pato não joga mais nesta temporada. Logo, o camisa 7 do Milan está praticamente fora dos Jogos Olímpicos. E por conseguinte, abre-se uma vaga na lista dos 18 atletas que vão para Londres.

Na lista dos 52, divulgada há três semanas, existem apenas dois centroavantes de ofício, além de Pato e Damião: André e Willian José. Portanto se o treinador optar por levar dois noves, o reserva imediato de Damião deve ser ou o jogador do Atlético-MG, ou o do São Paulo.

Contudo, há outra possibilidade: deixar Damião sem reserva. Em entrevista ao Arena SporTV esses dias, aliás, Mano chegou a cogitar essa alternativa, justamente quando o assunto na roda era Alexandre Pato e suas lesões. Lembro-me que o técnico disse que a seleção olímpica poderia jogar sem o homem de referência, no 4-4-2, com dois atacantes de movimentação.

Ou seja: caso Damião se machuque no torneio, ou até mesmo por opção do treinador em função das características de um ou outro adversário, o Brasil poderia atuar com Neymar e Lucas na frente, meio abertos, com um losango no meio-campo. Para isso, porém, como explicou Mano no Arena, seria preciso um enganche - o cara da ponta de cima do losango - que chegue bem à frente, que encoste bem nos atacantes, que entre na área e finalize.

Convenhamos, Ganso não é esse jogador. Ganso é mais Gerson do que Zico. É mais lançador do que condutor. Por essas e outras, por causa da situação do Pato, do número limitado de jogadores inscritos (dezoito), e por causa do estilo de jogo do Ganso, imagino que um nome que anda meio sumido dos noticiários vai acabar ganhando força: Giuliano. Pelo seguinte: além de poder jogar nas três posições da chamada "linha de três" do 4-2-3-1 (polivalência é essencial nessas circunstâncias), o ex-Colorado pode ser o cara ideal para atuar como enganche no 4-4-2 em losango. Porque, pelo menos na minha visão, Giuliano é mais agudo que Ganso, que Oscar, que Coutinho... E que Ronaldinho, evidentemente.

No Twitter. No Facebook.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Carlão, gostei do seu blog, muito bom. Será que você poderia dar uma olhada no meu? Inaugurei hoje, é novinho novinho rs.
http://bemamigas.wordpress.com/
Beijinhos.