Eu poderia escalar a Seleção do Brasileirão no 4-2-3-1, sistema que mais me agrada. Ou no 3-5-2, que é utilizado por quatro dos cinco primeiros colocados. Mas para poder eleger dois zagueiros, dois laterais, dois volantes, dois meias e dois atacantes, adotei o 4-2-2-2:
Vamos aos argumentos.
Goleiro
Os goleiros dos times do G5 fizeram um belo campeonato. Rogério Ceni manteve sua regularidade no São Paulo; Marcos se recuperou e foi importantíssimo para o Palmeiras; Fábio fechou o gol do Cruzeiro; Assim como Bruno o do Flamengo. Mas o destaque maior no Brasileirão 2008 foi Victor, a muralha do Grêmio. Na fase avassaladora do Tricolor Gaúcho, ele fez a diferença. A camisa 1 da Seleção do Brasileirão está em boas mãos.
Zagueiros
Para mim Fábio Luciano e André Dias foram impecáveis. É verdade que em seus times eles jogaram na sobra. Mas como a Seleção é teórica, não vejo problema em "escalá-los" num sistema com dois zagueiros.
Laterais
Na esquerda a briga, na minha cabeça, ficou entre Juan e Leandro. O que pesou a favor do alviverde é que, se ele não entrasse, o Palmeiras não teria nenhum jogador na Seleção.
E na direita, confesso que não tenho nenhuma convicção ao optar por Vitor, do Goiás. Estou indo na onda da galera.
Volantes
Assim como Victor, Rafael Carioca foi peça-chave naquele trecho da competição onde o Grêmio deslanxou. E Ramires, na minha opinião, é disparado o melhor volante do campeonato.
Meias
Pouca gente fala dele, muitas pessoas destacam Hernanes, Jorge Wagner, Miranda, mas, ao meu ver, Hugo, o camisa 18 tricolor, foi o melhor jogador do São Paulo neste Brasileirão. E, só por isso, merece uma vaga. Já Alex é, para mim, o melhor da temporada. Por isso também merece um lugar. Penso que assim o meio-campo ofensivo da Seleção do Brasileirão está em bons pés.
Atacantes
Que dupla é essa, hein! Há muitas semelhanças entre eles: Dois jogadores talentosos, inteligentes, que sentem o faro do gol, que são bastante jovens, mas possuem a frieza dos grandes veteranos.
Que dupla! Não só para a Seleção do Brasileirão 2008, mas, quem sabe um dia, para a Seleção Brasileira. Futebol para futuramente vestir a amarelinha, eles têm.
9 comentários:
Boa seleção. Faltou reconhecimento nesta reta final ao desempenho do Rafael Carioca. Minha ressalva é a ausência do Hernanes.
O Porto com dificuldades para encontrar um bom lateral esquerdo e Leandro que ainda pertence ao clube português em destaque...
O Alex é bom, mas não foi destaque do Brasilerão para estar numa seleção entre os melhores. E faltou o Hernanes tb.
Na zaga, acho que Thiago Silva e Miranda estão à frente do F. Luciano, enquanto Juan esteve melhor que Leandro, na minha opinião.
Não concordo com a entrada do Leandro. E colocaria o Hernanes. Mas a sua seleção é MUITO melhor do que aquela bizarra feita pela CBF.
-> Moçada, não faço parte dessa unanimidade que aponta Hernanes como o melhor jogador do campeonato.
Para mim Hernanes não foi sequer o melhor (segundo) volante do campeonato, e sim Ramires.
-> Este campeonato não teve "O" craque. Por isso anulo meu voto.
-> A escolha de Leandro foi pura politicagem.
-> E, opetei por Fábio Luciano não só pela bola que ele joga, mas por sua liderança (foi comum ouvir jogadores do Fla falando positivamente sobre o capitão).
Fora a tua decisão do Leandro, no resto achei bons argumentos. Claro que não concordo com todos, mas ficou bem.
Leandro na esquerda ainda passa, mas não lembrar de Hernanes no meio é um sacrilégio... enfim
tá, você usa liderança como critério para Fábio Luciano mas não escala o Tcheco, e pior, coloca o Hugo nesse time... liderança? essa palavra só tem um sinônimo nessa década, em especial no Brasil: Rogério Ceni!
Rogério Ceni é hors concours.
Postar um comentário