quarta-feira, abril 18, 2012

A 100 dias, o possível 11 do Brasil

A galera está atenta e antenada. Após 60 mil votos computados, esse foi o resultado da enquete feita pelo Blog Pop Up: Rafael; Daniel Alves, Thiago Silva, Bruno Uvini e Marcelo; Sandro, Casemiro, PH Ganso e Lucas; Neymar e Damião. Na verdade o time joga no 4-2-3-1, e não no 4-4-2 em quadrado, mas isso é detalhe.

O onze que penso ser o ideal e que imagino que Mano tem em mente é bastante parecido. Apenas duas trocas: Daniel Alves e Bruno Uvini por Rafael, do United, e David Luiz. Ainda está longe, estamos a exatos 100 dias da estreia das Olimpíadas, mas se os Jogos começassem hoje, creio que essa abaixo seria a equipe titular.



Vamos por partes, como fazia Hildebrando e a sua serra. Primeiro, os três acima dos 23. Antes de qualquer coisa é preciso saber se os clubes irão liberar seus atletas. Antes de julgar as escolhas do treinador, é preciso apurar se a liberação foi concedida ou não. Se essa barreira for superada e se Mano puder contar com quem ele quiser, aí sim aposto em três nomes: Thiago Silva, David Luiz e Marcelo. E explico por quê.

Thiago Silva é hour concours, o melhor do mundo na posição e não precisa de explicações. Quanto a David, apesar de ser contestado pelo público brasileiro de uma forma geral, é um senhor zagueiro. É forte, veloz, preciso na cobertura, tem bom tempo de bola, passa e se apresenta à frente como poucos. (Sou o único a achar isso?) Outro argumento a favor do Sideshow Bob tupiniquim é que os beques sub-23 (Bruno Uvini, Juan, etc) não são nenhum Domingos da Guia.

Se a dupla for mesmo Thiago e David, sobra uma vaga de "veterano". Em tese disputada por Marcelo e Daniel Alves. E nessa briga acredito que o merengue leva vantagem pelo seguinte: "salvou" Mano em várias oportunidades, marcando gols em diversos amistosos pela seleção principal. Trata-se de um "homem de confiança" do técnico. Outro ponto a favor da presença de Marcelo e da ausência de Daniel na lista é que a lateral direita está bem servida. Rafael é seguro, agressivo e titular do Manchester United, feitos que o credenciam a ser o dono da camisa 2 (além do polivalente Danilo, ex-Santos e atualmente no Porto, que joga nas duas laterais).

A polivalência, por sinal, será essencial ao grupo, já que há apenas 18 assentos no avião para Londres. Portanto é necessário contar com jogadores que atuam em mais de uma posição, como Danilo, por exemplo, que trabalha pelas duas laterais. Também é o caso de Oscar e de Giuliano, que jogam nas três posições da linha de três. E de Rômulo, que pode ser tanto o primeiro quanto o segundo volante. Minha aposta para os 7 reservas, aliás, são o goleiro Neto, a dupla do Mundial Sub-20 do ano passado (Bruno Uvini e Juan), e o quarteto citado (Danilo, Rômulo, Oscar e Giuliano). Giuliano, Carlão? É. Em função das lesões de Pato, Giuliano pode ser beneficiado. Entenda minha opinião aqui e diga se concorda ou não.

Quanto aos titulares, do meio para frente, talvez não exista dúvida: Sandro, Casemiro; Lucas, Ganso e Neymar; na referência, Leandro Damião. Quem sabe o segundo volante não esteja assim tão certo. Mas de resto, é isso. Sandro é alto, forte e experiente (campeão da Libertadores pelo Inter - assim como Rafael pelo Santos - e está há 2 temporadas no Tottenham). Em relação a Ganso, Neymar, Lucas e Damião, não é preciso apresentação. Unanimidade. O único pecado é deixar Oscar no banco. Contudo é bem possível que ele ganhe uma vaga ao longo da competição - se é que Mano já não o enxerga entre os onze.

Ainda está longe e tudo pode acontencer. Entretanto, a 100 dias da estreia dos Jogos Olímpicos, a previsão é pra lá de otimista. Pelo menos é assim que encaro a situação. Por dois motivos: primeiro porque o material humano que Mano dispõe é excelente; e segundo porque confio de olhos fechados na comissão técnica.

No Twitter. No Facebook.

4 comentários:

Michel Costa disse...

Salve, Carlão.

Entre os reservas, se Pato realmente não tiver condições, acho que André tem boas chances de ser o reserva de Damião. Além da boa fase, ainda existe o bom entrosamento com os santistas e ex-companheiros Ganso e Neymar.
Sinceramente, não acredito que Mano leve apenas um jogador mais avançado.

Abraço.

Carlos Pizzatto disse...

É, faz sentido.

Thiago Farias disse...

W. Nem corre por fora tb, até pq não acho que o Mano vá levar 4 zagueiros.

Em tempo, Casemiro ainda não rendeu o que pode. Hoje ele não jogaria nas Olimpiadas pra mim.

Anônimo disse...

Minha maior dúvida quanto a seleção olímpica é em relação a quem vai ocupar a terceira vaga acima do limite de idade. Acho possível que Real e Barcelona não liberem (e nem eles mesmos façam questão) Marcelo e Daniel Alves. Também acredito que é grande a chance de o Oscar nem ser convocado.

Em relação ao seu time, só trocaria David por Dedé. Eu acredito muito no potencial do David, mas também acho que a competição pro Dedé é mais importante para obter reconhecimento internacional, ser testado e até coneguir uma transferência.