segunda-feira, abril 16, 2012

Pré-jogo: Bayern vs Madrid

Sorte do dia: você não é Marcelo. Ou seria Coentrão? Tenho minhas dúvidas. Qual deles Mourinho vai escalar para duelar com Robben? Sem muita convicção, acredito que essa moleza será incumbida ao português, por ser, se é mesmo que é, mais forte na marcação.

Vida dura também terá Lahm, que travará uma nada suave batalha com Cristiano Ronado. A exemplo do camisa 10 bávaro, o 7 merengue tem na entrada em diagonal e no arremate a gol seus pontos fortes. E é justamente por causa da qualidade dos ponteiros citados que a responsabilidade não será apenas dos laterais.

O primeiro combate em Robben é de Coentrão (Marcelo), mas na cobertura estarão Sergio Ramos e Alonso. Do modo de que em Cristiano Ronaldo, além de Lahm, Boateng e Luiz Gustavo deverão estar de olho. No outro lado do campo, acontece o mesmo: Ribéry vigiado pelo triângulo Arbeloa-Pepe-Khedira, e Alaba, Badstuber e Kroos atentos a Di María.



A titularidade de Di María, aliás, deve ser confirmada, apesar do time render bem com Benzema na ponta direita e Higuaín na referência. Confesso que ficarei surpreso se Kaká começar entre os onze (com Özil na direita), ou até mesmo Higuaín (com Benzema na direita), mais pelo fato do jogo ser fora de casa do que qualquer outra coisa.

Esse deslocamento para cobrir os laterais, porém, tem de estar bem afinado, pois nessa dança de cobertor curto, os volantes podem deixar espaços por dentro para Müller e Özil. Nesse confronto de 4-2-3-1's, as duplas Gustavo/Kroos e Alonso/Khedira serão cruciais na questão defensiva. Kroos e Khedira, por sinal, devem bater de frente na maior parte do tempo.

Outro ponto que merece ser levantando é referente aos centroavantes. Se por um lado Gomez, vice-artilheiro da competição com 11 gols, atravessa por uma fase iluminada, por outro Benzema oferece muito mais mobilidade. Enquanto o alemão trabalha como referência típica, enfiado entre os zagueiros, à espera dos passes e cruzamentos, o francês costuma cair pelos lados para fugir da marcação e servir de opção aos compaheiros.

Em relação às estratégias, será legítimo se Mourinho adotar o contra-ataque, mesmo com a partida estando zero a zero. Um dos mais velozes e letais do mundo, o contra-golpe blanco pode ser o caminho mais indicado. Mas veja bem: entendo que seja legítimo, não necessariamente que seja necessário. Dependendo do andar da carruagem, a estratégia dos visitantes pode variar.

Quanto ao Bayern, nos primeiros 10, 15 minutos, deve manter a posse da bola e marcar por pressão quando perdê-la. Deve ir para o abafa para tentar abrir o placar logo no início. Se obter sucesso, aí quem passa a ter no contra-ataque sua principal arma são os mandantes. Caso contrário, é possível que o Madrid controle o jogo.

Teorias e tentativas de previsão à parte, a bola rola na prática nesta terça-feira, às 15h45 (horário de Brasília), em Munique, na Allianz Arena, pelo embate de ida da semifinal da Champions League.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Felipe Simonetti disse...

E em relação ao Callejon, acha possível dele começar jogando? Ou entra depois... Sobre o Coentrão ou Marcelo, também acho que o português começa. Mais defensivo que o brasuca muda um pouco a postura do time, e como você disse; deve se basear no contra-ataque.
Abraço

Carlos Pizzatto disse...

Só uma correção na imagem. Na verdade, duas: é "pré-jogo" e não "pós-jogo", evidentemente; e o número de Alaba é 27, e não 17.