quarta-feira, fevereiro 24, 2010

As opções táticas do Corinthians

Mano antecipou a escalação do Corinthians no último Bem, Amigos!, mas deixou uma dúvida no ar: Iarley ou De Federico?

Pelos treinamentos realizados nesta terça-feira, ao que parece, o argentino começa entre os onze. Se assim for, o Timão tem duas possibilidades táticas. A primeira com Jorge Henrique na posição/função de Danilo, a meia esquerda.

Desta forma, sem a bola, os camisas 23 e 8 fecham os lados do campo e compõem uma linha com Ralf e Elias. Geralmente é isso que acontece. Só não sei se assim será contra o fraco Racing (URU) no Pacaembu.



A segunda opção, que remete ao 4-3-3 do ano passado, tem JH e De Federico abertos pelas beiradas, e Tcheco centralizado. Só não sei se Mano pensa em pontas de pé opostos (canhoto na direita e destro na esquerda) ou não. Particularmente, prefiro os pés opostos.

Neste esquema, Iarley não tem espaço, é o reserva do Ronaldo:



Seja como for, se entrar com De Federico, o Timão pode variar taticamente na partida sem precisar recorrer ao banco. Esta capacidade de modificar o plano tático com as peças que se tem em campo é um ponto forte do alvi-negro paulista.

No mais, até pela fragilidade do adversário, e pelo fator casa, o Corinthians não deve ter problemas na estreia da Libertadores, que ocorre a partir das 21h50, horário de Brasília.

Um comentário:

Nicolau disse...

De minha parte, sou fã de Defederico. E gostaria de ver Dentinho nesse papel de segundo atacante, sem tanta preocupação defensiva quanto o esquema do ano passado o forçava a ter. Consciência tática é algo importante que o garoto aprendeu com Mano Menezes, mas queria vê-lo solto para tentar seus dribles no ataque.
Mas acho que, mesmo que seja Iarley, o Corinthians leva um bom time para o campo. Espero que a ansiedade e a pressão não atrapalhem, com oacho que fizeram com o Inter ontem. Vai, Timão!