quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Precaução desproporcional no Inter

A exemplo do São Paulo, o Inter é o outro representante do Brasil na Libertadores que joga com três zagueiros. Nesta terça, diante do Emelec, no Beira-Rio, Bolivar, Sorondo e Danilo comporam a trinca defensiva.

No entanto, engana-se quem pensa que eles ficam plantados. É comum - ou foi comum, pelo menos neste confronto - ver os camisas 2 e 13 se mandando pelos flancos do campo para tramar as jogadas com os alas.

Os alas, aliás, foram bastante acionados, principalmente Nei, pois, imagino, Fossati identificou o mapa da mina no lado esquerdo da defesa equatoriana, por onde atua o zagueiro Mina. Foi por ali que Edu e o 2 insistentemente apareciam.



Apesar das investidas de Bolívar, em tese o Inter tinha cinco homens de marcação (três zagueiros e dois volantes de baixo poder criativo), o que, a meu ver, foi um excesso de precaução, já que os visitantes jogavam com praticamente uma linha de cinco lá atrás (três na zaga, mais os laterais que ficavam bem recuados). Resultado: o Inter atacava com pouca gente.

Na segunda etapa, com o placar já registrando 1 a 1 e com o jogo ainda travado, o treinador colorado colocou Taison no lugar de Nei. Danilo foi para a lateral direita, Bolívar para a zaga central, e Taison e Edu abriram nas pontas.

Mais tarde, aos 30 minutos, Walter entrou na vaga de Edu, na mesma posição, e aos 35, Giuliano foi substituído por Andrezinho. Que entrou para mudar o jogo. Foi do pé dele que saiu o passe vital que culminou no gol da vitória, o da virada, no finzinho do duelo. Detalhe: o passe primoroso de Andrezinho ocorreu pela faixa central do gramado, e não pelos lados, por onde o Colorado tanto insistiu durante boa parte da partida.

2 comentários:

Nicolau disse...

O Inter me pareceu muito desorganizado ontem. Fiquei com a impressão de que ano pasado o time estava melhor.

Ramon Dongo disse...

Ano passado, com o Tite, eram cinco jogadores na marcação: 2 zagueiros e 3 volantes, deixando o D'alessandro sozinho na armação. Isso causou a queda do técnico.
Esse ano são igualmente 5 jogadores com a principal função de marcar: 3 zagueiros e 2 volantes.
Conclusão: mudou-se o técnico e o esquema, mas a falha na articulação continua...
Mas o Fossati não completou nem 10 jogos com o time principal e talvez o 3-5-2 dele não tenha sido inteiramente assimilado pelos jogadores, até porque o elenco colorado foi montado ano passado, tendo por base o 4-4-2.