sexta-feira, abril 02, 2010

As variações táticas do Timão

Com gols de Ronaldo e Chicão, o Corinthians venceu o Cerro Porteño, por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Pacaembu, e chegou à liderança isolada do Grupo 1 com 10 pontos, três à frente do vice-líder Racing.

No começo a equipe de Mano Menezes se postou no 4-5-1 já visto aqui no blog, com Dentinho pela direita, Danilo pela esquerda e Elias pelo centro. No entanto no decorrer da partida o camisa 17 se mostrou um atacante de movimentação, que cai pelos dois lados e não se prende apenas a uma das beiradas.



O 10, embora eventualmente se afastasse do lado canhoto, atuou como o meia-esquerda do time, e o 7 como meia-direita. Pode-se classificar, portanto, em função da movimentação de Dentinho, o esquema como o 4-4-2 em quadrado (dois volantes, dois meias e dois atacantes).

De qualquer maneira, o time do Parque São Jorge apresenta duas variações táticas: o 4-5-1 (4-2-3-1) com Dentinho e Danilo fechando os lados do campo, e este 4-4-2 da prancheta acima, com tendência a puxar o jogo para a esquerda, em especial quando o segundo atacante flutua por lá.

Post publicado em Goal.

4 comentários:

Álvaro disse...

Estive nos dois últimos jogos do Corinthians (SP e Cerro).

A sua observação é pertinente e o que existe de fato é um rodízio que chega a girar os 4 da frente.

Isso ficou bem claro no jogo contra o SP, em que o próprio Ronaldo aparecia na posição do Danilo, o Dentinho de centroavante, o Elias na direita e o Danilo no meio. Ficavam assim por 1 ataque e depois trocavam novamente de posição. Danilo apareceu até pela direita bem aberto.

A linha de 2 na frente também acompanha esse rodízio e nunca permanece por muito tempo. Apenas no jogo contra o Racing, Mano colocou o Souza como um 2o atacante colado no Ronaldo por todo o 2o tempo.

André Rubio disse...

Nada contra Jucilei que vem jogando muito no Timão... mas não seria uma melhor opção colocar Elias como seundo volante (como atuava com Cristian) e Danilo na armação pelo centro e abrir Jorge Henrique pela esquerda (na posição de Danilo) ?? Com isso Mano poderia escalar Jucilei como Lateral direito. Ele tem uma dinamica melhor que Moacir além de força física.

O Conspirador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nicolau disse...

Carlão, que acha do Defederico na meia direita desse 4-4-2, com o Elias voltando para a função de segundo volante - onde rende mais, na minha opinião?