quinta-feira, abril 01, 2010

Benfica vira sobre o Liverpool

Com dois gols de Cardozo, de pênalti, os Encarnados bateram os Reds por 2 a 1 nesta quinta-feira, no jogo de ida das quartas de final da Liga Europa, no Estádio da Luz.

Com um a menos (Babel foi expulso aos 30 minutos do primeiro tempo), o Liverpool se posicionou com duas linhas de quatro e um atacante (Torres). Da direita para a esquerda, Kuyt, Lucas, Mascherano e Gerrard ocuparam o setor do meio-de-campo.

O Benfica, por sua vez, atuou no habitual 4-4-2 com um cabeça-de-área e uma linha de três armadores, composta por Ramires e Carlos Martins pelas beiradas, e Aimar pelo centro. Na frente, Cardozo foi o avante de referência, e Di Maria o de movimentação.



Aos 20 minutos do segundo tempo, Nuno Gomes entrou no lugar de Maxi Pereira. O camisa 20 foi recuado para o lado esquerdo, Carlos Martins foi para a direita, Nuno para o ataque, e o 8 para a lateral. E aos 25, Ruben Amorim entrou na vaga do 17, para atuar na mesma posição.

Este esquema tático pouco comum, adotado por Jorge Jesus, é também utilizado pelo Sporting, rival local da cidade de Lisboa.

Mais em Goal.

3 comentários:

Soham disse...

Gosto do futebol de Aimar e Ramíres, e embora não venha acompanhando as partidas do Benfica, gostei de como a equipe se exibiu no jogo de volta nas oitavas-de-final ao ver os melhores momentos da partida.

Mesmo assim, acho muito pouco provável que consigam voltar de Anfield Road com a vaga, mas estou torcendo pela equipe lusitana.

Parabéns pelo blógui. Achei interessante a abordagem dos sistemas táticos dos times.

Criei um blógui hoje que trata de futebol, caso queira dar uma conferida: http://jogadadefeito.blogspot.com/

Abraços.

Contagiando Multidoes disse...

VOCE QUE É UM GRANDE ENTENDOR DE FUTEBOL...

POR FAVOR ME EXPLIQUE:

POR QUE O AIMAR NÃO DESPONTOU PARA O FUTEBOL???

Anônimo disse...

Venho fazer uma rectificação. Embora com as constantes movimentações da linha avançada o esquema não seja sempre certo (por isso admito o posicionamento do Di neste esquema), na realidade o Meio campo do Benfica é um 4-4-2 Losango, com o habitual titular (Saviola) neste jogo a ser substituido por Aimar. Os esquemas de Bnefica e Sporting não são iguais, apesar de usarem as mesmas unidades nos mesmos sectores.