sexta-feira, abril 02, 2010

As variações táticas do Timão

Com gols de Ronaldo e Chicão, o Corinthians venceu o Cerro Porteño, por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Pacaembu, e chegou à liderança isolada do Grupo 1 com 10 pontos, três à frente do vice-líder Racing.

No começo a equipe de Mano Menezes se postou no 4-5-1 já visto aqui no blog, com Dentinho pela direita, Danilo pela esquerda e Elias pelo centro. No entanto no decorrer da partida o camisa 17 se mostrou um atacante de movimentação, que cai pelos dois lados e não se prende apenas a uma das beiradas.



O 10, embora eventualmente se afastasse do lado canhoto, atuou como o meia-esquerda do time, e o 7 como meia-direita. Pode-se classificar, portanto, em função da movimentação de Dentinho, o esquema como o 4-4-2 em quadrado (dois volantes, dois meias e dois atacantes).

De qualquer maneira, o time do Parque São Jorge apresenta duas variações táticas: o 4-5-1 (4-2-3-1) com Dentinho e Danilo fechando os lados do campo, e este 4-4-2 da prancheta acima, com tendência a puxar o jogo para a esquerda, em especial quando o segundo atacante flutua por lá.

Post publicado em Goal.

4 comentários:

Álvaro disse...

Estive nos dois últimos jogos do Corinthians (SP e Cerro).

A sua observação é pertinente e o que existe de fato é um rodízio que chega a girar os 4 da frente.

Isso ficou bem claro no jogo contra o SP, em que o próprio Ronaldo aparecia na posição do Danilo, o Dentinho de centroavante, o Elias na direita e o Danilo no meio. Ficavam assim por 1 ataque e depois trocavam novamente de posição. Danilo apareceu até pela direita bem aberto.

A linha de 2 na frente também acompanha esse rodízio e nunca permanece por muito tempo. Apenas no jogo contra o Racing, Mano colocou o Souza como um 2o atacante colado no Ronaldo por todo o 2o tempo.

André Rubio disse...

Nada contra Jucilei que vem jogando muito no Timão... mas não seria uma melhor opção colocar Elias como seundo volante (como atuava com Cristian) e Danilo na armação pelo centro e abrir Jorge Henrique pela esquerda (na posição de Danilo) ?? Com isso Mano poderia escalar Jucilei como Lateral direito. Ele tem uma dinamica melhor que Moacir além de força física.

"O Conspirador" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nicolau disse...

Carlão, que acha do Defederico na meia direita desse 4-4-2, com o Elias voltando para a função de segundo volante - onde rende mais, na minha opinião?