quinta-feira, setembro 06, 2007

Esta medida adianta

Não adianta, por mais que a torcida adversária sempre reclame, na hora do pênalti, o goleiro sempre vai se adiantar.

Ontem foi a vez de Rogério Ceni, que deu um representativo passo à frente para defender a penalidade cobraba por Coelho.

Sabe-se que critério é uma palavra que não habita o dicionário dos árbitros de futebol. Não só no Brasil, mas onde quer que o esporte seja praticado. Alguns toleram o adiantamento e ponto. Outro não.

Vamos aos fatos.

É impossível um goleiro (ou qualquer pessoa) saltar para o lado sem colocar um dos pés na frente da linha do corpo, o pé que impulsiona. Não dá para pular com os dois pés na mesma linha. Na verdade, até dá, mas é salto tosco, insignificante.

A regra dita que o arqueiro deve ficar em cima da linha da meta na hora da cobrança. E ela, a regra, está equivocada.

Eles, os goleiros, sempre se adiantam e sempre vão se adiantar. Uns se adiantam mais, outros menos, é verdade. Mas se adiatam.

Duas alternativas poderiam solucionar o problema. A primeira, desumana, seria anular todo e qualquer antecipação do goleiro, seja por cinco ou cinqüenta centímetros. Repita-se: é desumano. A segunda, mais sensata, é estabelecer um limite claro e visível. Não custa nada, nem atrapalharia em nada, acrescentar uma linha detro da pequena área, a, por exemplo, meio metro da linha de fundo. Até a dita risca, o goleiro poderia se movimentar. Passou da linha, volta a cobrança. Simples assim. Sem dúvida a medida adiantaria, e as discussões sobre o adiantamento ou não do camisa 1 cessariam para sempre.

4 comentários:

Guilherme disse...

"...ela, a regra, está equivocada..."

OK, larguei... como argumentar contra uma bobagem dessas??? Se tem uma coisa que não está errada é a regra. O R.Ceni ontem, o Doni na C.América, os árbitros dessas duas partidas, outros goleiros e árbitros pelo mundo afora que não cumprem o que foi definido esses sim estão errados, mas não a regra.

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Anônimo disse...

cnocordo com o guillermo, a regra esta´ certa

Anônimo disse...

Pode até ser que mudar a regra seria melhor e evitaria outros adiantamentos grotescos, porém enquanto a regra está vigente tem q ser respeitada e, por esse angulo, nao há como falar q ela está errada.
A questao é que varios arbitros voltam as cobranças, e é o correto, mas com o São Paulo, convenhamos, a arbitragem ta bem camarada nesse campeonato, nao só pelo jogo de ontem, mas por outros episodios ocorridos.
Uma sugestão q acho interessante seria permitir que os goleiros ficassem atrás da linha do gol, assim poderiam se adiantar até a linha e pronto!! Porém a regra dita q os goleiros devem ficar exatamente em cima da linha, nem a frente nem atras, enquanto isso nao muda conviveremos com mais e mais polemicas.
Obs.: O rogerio é reincidente nessa atitude na hora da cobrança de penalti. Sempre adiantou, como ele mesmo afirmou, mesmo assim os arbitros continuam coniventes com ele.

Anônimo disse...

Na final da Copa do Mundo, ano passado, os goleiros de Itália e França se adiantaram horrores na decisão.

Este mal é global. Na Europa eles são mais tolerantes do que aqui no Brasil.

Insisto: para mim, a regra está equivocada.