segunda-feira, junho 01, 2009

A escolha das cidades-sede de 2014

Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá. Estas são as capitais que abrigarão jogos da Copa do Mundo de 2014.

O Brasil é um país enorme, e quanto mais espalhada a competição estiver, melhor. Por isso a ideia conceitual de adotar cidades que representem a Amazônia e o Pantanal é bacana. Nesta briga Manaus e Cuiabá superaram os concorrentes diretos Belém e Campo Grande, como era de se esperar.

Só lamento a ausência de Florianópolis. No entanto, como a ilha fica exatamente entre Curitiba e Porto Alegre, acredito num grande fluxo de turistas na capital catarinense, apesar do inverno (até lá o trecho da BR-101 que liga as capitais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acredite se quiser, estará duplicada).

A Copa do Mundo vai muito além de ser apenas um evento esportivo. Ela aquece a economia da nação-sede como nenhum outro acontecimento, e no Brasil não será diferente. Só queremos que os investimentos oriundos do dinheiro público sejam feitos às claras e sem superfaturamento (o que não aconteceu no Pan do Rio, por exemplo).

2 comentários:

Rafael Andrade disse...

Já está tudo escolhido, agora resta a gente (a sociedade) fiscalizar se as verbas públicas serão bem investidas e sem superfaturamento, sem desvio de verbas, como já aconteceu aqui em Brasilia no Bezerrão. Em termos turisticos pode até ser aceitavel os estádios e jogos em Manaus e Cuiabá, mas e depois do Mundial? Esses estádios serão dois elefantes brancos, sem utilidade alguma, mas, o presidente da CBF precisa fazer esse joguinho de politica com os governadores desses estados ne?!

Anselmo disse...

eu defendia mais sedes amazônicas. tá valendo.