segunda-feira, junho 15, 2009

Um volante à altura da Seleção

Criticar o futebol de Gilberto Silva é lugar comum. Falar que ele é lento na cobertura e não acerta um passe é chover no molhado.

Imagino que o atleta do Panathinaikos continua no time porque Dunga gosta de volantes altos - por isso ele (1,84m) e Felipe Melo (1,83m).

No entanto, partindo do princípio de que o volante tem de ser alto, existe no Brasil uma bela opção para substituir o contestado camisa 8: Sandro, do Inter.



A comparação chega a ser cruel.

Além de ser três centímetros mais alto, Sandro tem mais fôlego, mais agilidade, mais velocidade e muito mais técnica. Em resumo, Sandro é muito mais bola que Gilberto Silva.

O único argumento contra a possível convocação do colorado seria a inexperiência. Argumento que para mim é inválido, pois se o cara tem personalidade, segurança e qualidade para jogar, tem que jogar independentemente da idade. É o caso de Sandro e seus 20 anos.

Se um dia Dunga se convencer de que o futebol de Gilberto não atende às necessidades da Seleção, seja amanhã ou no ano que vem, Sandro seria uma ótima alternativa para assumir a 8 e atuar ao lado de Felipe Melo. Desta forma a dupla de volantes continuaria alta, só que com mais poder de marcação e qualidade técnica.

10 comentários:

Rafael Andrade disse...

Eu não aguento mais são os tres volantes do Dunga. E como disse o Caio no Bem Amigos! de ontem, nenhum deles tem qualidade pra sair jogando como o Marcos Senna por exemplo. Mas, pelo jeito o Gilberto Silva é um dos homens de confiança do Dunga, ao lado do Elano e do Robinho, e o treinador não tem coragem de sacar nenhum deles do time.

Carlos Pizzatto disse...

Para mim Felipe Melo tem qualidade para sair jogando.

Sandro também.

Thiago Reis disse...

Pra mim Felipe Melo e Elano tem qualidade pra sair jogando, sendo que o Elano nem volante considero!

Já no caso do Gilberto Silva, além de ser o cara de confiança do Dunga, não vejo, hoje, alguém no Brasil capaz de substituí-lo. Talvez o Sandro pudesse ser testado.

Carlos Pizzatto disse...

Não tenho nenhuma dúvida de que Sandro é capaz de substituí-lo.

Anônimo disse...

acompanhei o Sul-Americano sub-20. Trata-se de um grande jogador, que se firmou na equipe titular do Inter.

sem dúvidas, é uma grande promessa para a seleção principal!

P. L. F. V. disse...

Gilberto Silva já não da mais mesmo, o Sandro é um bom jogador...

Eu disse...

Eu concordo com o que ele disse em uma entrevista essa semana, que jogadores da mesma idade dele em outras seleções são experientes, mas ele é velho demais para a seleção brasileira.

Nicolau disse...

O Elano é meia, gente. Jogava mais ou menos do mesmo jeito que faz hoje na seleção no Santos de 2002, fazendo um meia que cai pela ponta direita. Eu preferiria um volante mais técnico ao lado do Felipe Mello. Ramires, Lucas, Anderson, não sei. O Tostão sugere um pela esquerda, que arme e defenda, o que daria uma certa dianteira ao Anderson.

André Augusto disse...

Convocaria o Pierre, Cristian ou o Richarlyson, mais ágeis e com poder de marcação igual.

Anônimo disse...

(Falta de) Experiência pesa sim. Mas é bem provável que ele seja o volante da Copa de 2014. Joga muita bola mesmo!