terça-feira, fevereiro 23, 2010

Cada um no seu quadrado

Não importa o estádio, nem o adversário. O Barcelona sempre joga no 4-3-3 com um cabeça-de-área e dois meias. Em regra, Touré é o primeiro homem do meio-campo, e Xavi e Iniesta formam a dupla de articuladores. No entanto, vira-e-mexe, o camisa 8 é escalado na ponta esquerda.

Quando Pedro e Henry não estão à disposição, confesso que entendo a opção. Mas quando ambos têm condições de jogo, optar por Iniesta na ponta, na minha modesta opinião, é um erro. Não porque ele não tenha qualidade para tal, mas porque, com ele por ali, a meia-cancha fica enfraquecida.

Foi o que se viu na partida diante do Stuttgart.



Guardiola escalou Busquets - atleta com baixo poder de criação - na posição original de Iniesta, a meia esquerda. E também por isso, o time catalão teve muitas dificuldades para perfurar as rígidas linhas de quatro da equipe alemã. Com esta formação, nada fez no primeiro tempo.

Só na segunda etapa, com Henry na ponta esquerda e Iniesta em seu devido lugar, o Barça cresceu e equilibrou o duelo. Desta forma Pep recuou o 16 para a cabeça-de-área, e Touré foi para o banco.

É claro que o mal desempenho do Barcelona nesta terça-feira não pode ser atribuído somente às posições de Busquets e Iniesta. Mas que passou por isso, não tenho dúvidas.

4 comentários:

Blog do Tavares disse...

Pô Carlos,

Assim vc desconsidera o futebol apresentado pelo Stuttgart, que anulou o Barça.

Gostei muito do jogo, até escrevi sobre ele.

Claro que o Barça tava meio desfalcado, mas o diferencial foi a estratégia de jogo do time alemão, que não ganhou por muito pouco.

Adoro o Barcelona, mas gostei de ver o time tomando pressão de um pequeno hoje, excelente.

Abraços!

Carlos Pizzatto disse...

Claro, claro. O Stuttgart matou a pau. É o que o post é em cima do Barça e da mania do Guardiola de escalar Iniesta na ponta esquerda.

Blog do Tavares disse...

Tranquilo, entendi. Mas só fiz o registro pra dar os devidos créditos ao Stuttgart, gostei muito desse jogo de hoje ;)

Abraço!

Ps.: o Iniesta tem que ficar no meio de campo mesmo, produz muito mais.

melhoresjogadoresdefuteboldomundo.blogspot.com disse...

No Barça acontece uma coisa que muito clube gostaria de ter:vários jogadores por posição,entretanto quando entra um é um esquema,quando entra outro é outro esquema e assim vai,lembrao Henry no Arsenal,o time todo jogava pra ele,quanto é que depois que saiu de lá nenhum outro jogador fez tantos gols como ele fazia,enfim um problemão gostoso para o Guardiola resolver,e outra o Cacau está jogando muita boa,quer mostra serviço para defender a seleção da Alemanha na Copa,pois é naturalizado alemão.