quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Dupla dinâmica marca e Grêmio vence

O Grêmio fez 4 a 2 no Veranópolis, no Olímpico, e se classificou à semifinal do primeiro turno do Gauchão. Sem Souza por vários meses, Silas escalou Douglas na meia esquerda e Leandro na meia direita.

Destaques para o camisa 10, para os laterais e para a dupla de ataque, que marcou dois, um de cada, e chegou aos 14 gols no estadual (8 de Borges e 6 de Jonas). Na vitória desta quarta-feira, Hugo, que entrou aos 40 do segundo tempo, e Mário, também balançaram a rede.



Atuar com apenas um ou com três atacantes, a meu ver, seria um erro, pois, pela fase que atravessam, é melhor deixar Borges e Jonas próximos à área. Por isso é bem provável que Silas mantenha este 4-4-2 por bastante tempo.

Outra opção que o treinador do Tricolor tem, sem mexer na frente, é trocar o quadrado pelo losango no meio-campo, com Douglas centralizado. Particularmente me agrada a ideia de tê-lo pelo centro, para que o jogo passe pelo seu pé com mais frequência. No entanto, é apenas uma alternativa, que em tese traria mais poder de marcação à meia-cancha e mais liberdade ao seu maestro.

6 comentários:

Alessandro Nascimento disse...

Acredito que quando o Grêmio joga com Borges e Jonas fica sem mobilidade na frente. As jogadas ficam muito centralizadas. Além do mais, Leandro não pode jogar como armador.

Nicolau disse...

Não vi o Grêmio jogar nem sei como está Leandro. Mas baseado no que ele fez no Corinthians, Fluminense e, mais recentenemente, no São Paulo, Leandro está acostumado a jogar como meia-atacante ou falso ponta, compondo um dos lados do meio de campo e chegando bem no ataque. Acho que o 4-4-2 funciona.

Alessandro Nascimento disse...

Como atuou ontem, sendo um jogador que buscava o jogo, Leandro não rende o máximo. As características dos meio-campistas do Grêmio fez com que ele não jogasse à frente da bola. Por isso Leandro não rendeu no jogo de ontem.

Alessandro Nascimento disse...

Na prática, Fábio Rockembach jogo à frente de Ferdiando.

sonacanela.blogspot.com disse...

e o borges hein? tá fazendo chover por aí. (voltei)

sonacanela.blogspot.com disse...

e o borges hein? tá fazendo chover por aí. (voltei)