quarta-feira, janeiro 21, 2015

Éverton Ribeiro, De Arrascaeta e...

Não foi o forte equilíbrio entre Alisson e Willian que me chamou a atenção no resultado da enquete estrelada pelo Cruzeiro aqui no blog. O que me chamou a atenção foi a superioridade esmagadora dos dois em relação a Joel. Bom. Por uma questão de tempo de casa, naturalmente Joel, recém-contratado junto ao Coritiba, está no fim da fila. Tem isso. Contudo, essa baixa votação pelo camaronês na linha de três me abriu os olhos para outra possibilidade: Joel centroavante.



Já escrevi em outro post e algumas vezes no Twitter que, na minha visão, Joel é mais jogador de beirada do que centroavante. É mais segundo atacante do que primeiro, digamos assim. Mas posso estar redondamente enganado. É possível, por exemplo, que Damião não se firme e Joel engrene como nove. Pode ser. Ainda assim, vejo Damião como a principal alternativa para assumir a referência do ataque. E nesse caso, Joel seria banco de Damião. Ou banco das beiradas mesmo, já que aparentemente Alisson e Willian estão na frente dele nessa disputa pela ponta esquerda.



Tudo isso partindo do princípio de que Marcelo Oliveira irá manter em 2015 o esquema tático utilizado em 2014 e 2013: o 4-2-3-1. Nessa distribuição, me parece evidente que De Arrascaeta chega para atuar por dentro da linha de três, posição que era ocupada por Goulart, com o canhoto Éverton Ribeiro na dele, a ponta direita, e Alisson ou Willian na esquerda. As características de De Arrascaeta são diferentes das de Goulart, é verdade. O que pode exigir uma adaptação do time a ele e dele ao time. O uruguaio de 20 anos, todavia, me parece ser muito mais jogador que Goulart. O tempo dirá se tenho razão. Vamos ver como ele vai se sair. E vamos ver como a equipe em si vai se sair, seja com Alisson ou Willian numa das beiradas. Ou Joel.

Nenhum comentário: